Apoio da Prefeitura de Igreja Nova ao CadÚnico amplia Bolsa Família no município
O apoio da Gestão Governando Para Todos ao CadÚnico não só assegurou a continuidade do serviço em Igreja Nova como também ampliou o acesso ao Bolsa Família. O número de famílias beneficiárias saltou de três mil no início de 2013 para 4.076 em dezembro de 2015 graças ao compromisso do Prefeito Augusto Santos e da Secretária de Assistência Social, Luciane Salgueiro, com a população carente de Igreja Nova.
Enquanto alguns municípios alagoanos reduziram pessoal do Cadastro Único para Programas Sociais por conta do atraso nos repasses da União, o gestor de Igreja Nova manteve o pagamento da equipe em dia por pelo menos três meses durante 2015.
“Nós usamos recursos próprios da Prefeitura, recursos que não têm ressarcimento por parte do governo federal, para não prejudicar nem o pessoal que trabalha no setor e muito menos as pessoas que recebem o Bolsa Família”, ressaltou o Prefeito Augusto Santos
Dados oficiais mais recentes do programa de transferência condicionada de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social mostram o resultado do compromisso da Gestão Governando Para Todos. O número de famílias beneficiárias (4.076) representa uma cobertura de 103,8% da estimativa de famílias pobres residentes no município, o que significa a transferência de recursos no valor total de R$ 555.976,00 a cada mês.
Antes da gestão Governando Para Todos, a ausência do sentimento de solidariedade e do comprometimento com a população mais carente de Igreja Nova deixaram cerca de mil famílias sem acesso ao Bolsa Família, conforme as estimativas traçadas pelo governo federal com base em dados do IBGE sobre a população do município.
Além de descentralizar o atendimento, levando o serviço até a zona rural – facilitando acesso ao homem do campo -, a Secretara Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação da Prefeitura de Igreja Nova intensifica a chamada ‘busca ativa’ durante as atualizações do cadastro.
ASCOM IGREJA NOVA