Encontro de Formação do Programa Alfa e Beto é realizado em Pão de Açúcar Municípios
Foi realizado em Pão de Açúcar, no Auditório João Lisboa, um encontro de formação do Programa Alfa e Beto, direcionado aos professores municipais trabalham com a Educação Infantil II, nos 1º, 2º e 4º anos. O encontro teve inicio no dia 29 de março e encerramento no dia 1º de abril do ano em curso.
O evento teve como formador o professor Fábio Silva , do Instituto Alfa e Beto (IAB). Cada ano (série) teve um dia de formação com oito horas de duração.
A formação teve como objetivo geral capacitar os professores dos respectivos anos, para darem continuação ao programa, nas escolas, com segurança no que fazem e, ainda, alcançar todos os objetivos almejados pelo programa e pelo próprio Gestor Municipal, já que este tem investido muito na educação do município, visando a melhoria da qualidade do ensino municipal.
Participaram do encontro 187 educadores, entre professores, coordenadores e diretores, os quais contaram com todo o apoio da Prefeitura de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal de Educação, segundo a coordenadora Miriam Lima.
Oito garotos de Pão de Açúcar viajam para fazer testes em times profissionais de São Paulo e Rio de Janeiro
Oito meninos de Pão de Açúcar, que frequentam a Escolinha de Futebol do Professor Saul Santos, estão viajando hoje a São Paulo, para participar de testes conhecidos na linguagem do futebol como “peneira”, nos times Ponte Preta, Botafogo de Ribeirão Preto e Guarani de Campinas e, também, no Fluminense do Rio de Janeiro. Os garotos tiveram autorização formalizada pelos pais, já que são menores, para que pudessem viajar.
Segundo o professor Saul, os garotos são: David, Abel, Lucas, Wesley, Demétrios, Alex, Márcio e “Neguinho”.
Estes meninos fazem parte do Projeto e Educação e Esporte, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, e que é desenvolvido pela Escolinha do Professor de Educação Física Saul Santos, que tem como auxiliar Claudemir de Souza Aquino, mais conhecido como “Demir de Beto”.
Este projeto tem como objetivo tirar crianças da ociosidade e oferecer a elas preparação na área futebolística, incluindo educação, orientação, disciplinamento e outras instruções para a formação dos futuros atletas.
A coordenação dos garotos que vão participar de uma espécie de peneira, isto é, testes para verificar o talento e aptidão para o futebol, é de responsabilidade do CSE de Palmeira dos Índios através do desportista conhecido como “Doguinha”.
Da Escolinha do Professor Saul já saíram alguns craques mirins para o futebol Nordestino, a exemplo dos garotos Pablo, que hoje faz parte da Escolinha do Esporte de Recife, e “Passarinho”, que atualmente integra a Escolinha do ASA de Arapiraca.
Os oito meninos que estão viajando a São Paulo já foram testados em Pão de Açúcar, isto é, já passaram por uma peneira realizada pelo CSE de Palmeiras dos Índios e foram aprovados. Agora eles estão indo fazer novos testes em clubes grandes do futebol brasileiro.
As despesas de viagem dos meninos a São Paulo estão sendo bancadas pelo prefeito Jorge Dantas (PSDB) e pelo vereador Diomedes Rodrigues (PSDB). Em caso de aprovação, as crianças ficarão sob a responsabilidade dos clubes de futebol onde foram testados, inclusive estudando e praticando atividades esportivas.