Secretaria de Saúde de São Miguel dos Campos oferta serviços diferenciados e eficazes à população Municípios
Pensando na qualidade de vida da população de São Miguel dos Campos, a Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido ações que garantem bem estar e segurança aos usuários do Sistema Único de Saúde, através das Unidades Básicas.
Alguns serviços ganham destaque em relação aos demais por serem diferenciados e de extrema importância para a comunidade. O secretário de Saúde, Sival Clemente, explica que é necessário investir nos mais diversos seguimentos para garantir uma vida saudável aos miguelenses. “Nas nossas Unidades Básicas de Saúde (UBS) temos realizado oficinas, palestras e atendimentos que englobam todas as áreas da Saúde. O nosso compromisso com o povo miguelense, desde a gestante à terceira idade, tem sido cumprido com seriedade e dedicação”, frisou o secretário.
PILATES GRATUITO
A UBS José Enfermeiro, localizada no bairro Canto da Saudade, tem ofertado sessões de Pilates, coordenadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O Pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.
O método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).
No momento, uma turma está sendo atendida às terças-feiras. Para maiores informações, procurar a equipe do NASF I.
TESTE DO PEZINHO
Basta uma picadinha no calcanhar do bebê para detectar precocemente algumas doenças, como deficiências e paralisia, que podem afetar o seu desenvolvimento. Esse é o Teste do Pezinho, e ele pode ser realizado nas UBS’s de São Miguel.
Atualmente, a versão básica do teste, oferecida na rede pública de saúde, detecta seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase.
O Teste do Pezinho deve ser feito após as primeiras 48 horas do bebê e até o 5º dia de vida. “O período de dois dias antes do exame é essencial para que o funcionamento do organismo do bebê se estabeleça e seja possível detectar as doenças, principalmente a fenilcetonúria, que é diagnosticada após o bebê fazer a digestão do leite materno ou da fórmula infantil. Prematuros devem voltar ao hospital após 30 dias para uma nova etapa de exames”, explicou Cláudia Fausto, técnica em Enfermagem e diretora da UBS Tabelião José Luiz de Andrade Jatobá, uma das Unidades que têm ofertado o exame – sempre às quartas e sextas-feiras, às 14h.
PALESTRAS E REUNIÕES
A Secretaria Municipal de Saúde também tem realizados palestras e reuniões com usuários das Unidades. Na UBS Renata de Almeida Sá, um grupo composto por gestantes e outro por hipertensos e diabéticos, se reúnem mensalmente e contam com o apoio de enfermeiros e médicos que conversam com os integrantes dos grupos tirando dúvidas e fazendo esclarecimentos sobre tudo que se refere ao momento e à situação deles.
SECOM – Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos