Cosems realiza 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2017 na próxima segunda-feira Municípios
Objetivo é discutir a conjuntura da política de saúde no Estado no encerramento da gestão de 2016 e as perspectivas para este ano
Secretários de Saúde de Alagoas participam na próxima segunda-feira (16), a partir das 9h, da 1ª Assembleia Ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) de 2017, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal, no Pinheiro. O objetivo é discutir a conjuntura da política de saúde no Estado e as perspectivas dos novos gestores diante da mudança de cenário financeiro no fim de 2016 quando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) repassou para os municípios recursos atrasados.
De acordo com a secretária executiva do Cosems, Sylvana Medeiros, será o momento para os novos gestores avaliarem, apreciarem e deliberarem sobre as decisões e propostas das assembleias anteriores, a exemplo da suspensão da participação nas reuniões das Comissões Intergestores Regionais (CIRs) e da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), ocasionada pela demora na resolução de pendências que o Estado tinha com os municípios.
Sylvana Medeiros afirmou que, após esta primeira assembleia, haverá outras reuniões com o intuito de repassar informações técnicas para os novos secretários, a exemplo do próximo dia 23 quando será realizado o Encontro de Acolhimento dos Novos Secretários, no Cremal. “Iniciaremos as discussões focadas em temas de interesse dos secretários, como estratégia para norteá-los e orientá-los sobre o arcabouço legal do Sistema Único de Saúde (SUS) e as responsabilidades dos gestores”, destacou.
Na programação consta, entre outros tópicos de relevância para a categoria, a apresentação da presidente do Cosems, Normanda Santiago, sobre O Papel do Cosems e a Relação Interfederativa no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir das 12h30 haverá uma Roda de Conversa por Macrorregião de Saúde, na qual serão tratados assuntos referentes à Estrutura Organizacional das Secretarias Municipais de Saúde; Operacionalização do Fundo Municipal de Saúde; e Organização e Ações e Serviços nos Municípios, nas Regiões e nas Microrregiões.
ASCOM COSEMS