Prefeitura de Penedo e IMA realizam oficina de sabão ecológico na Ponta Mofina Municípios
A Prefeitura de Penedo por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) promoveram mais uma oficina de Sabão Ecológico no Povoado Ponta Mofina, localizada na zona rural de Penedo.
A grande quantidade de óleo de cozinha que é utilizado diariamente e em seguida descartado de forma incorreta gera um problema ambiental em âmbito mundial. O uso deste produto, que é decorrente das novas tradições alimentares da vida moderna, ocasiona maior descarte inadequado, causa sérios problemas para o meio ambiente.
Para Paulo Freire Secretário de Meio Ambiente de Penedo, é importante sensibilizar a população a desenvolver a atitude de não descartar óleo de cozinha em ralos ou no próprio lixo doméstico, pois este material descartado é suficiente para poluir 1000000 de litros de água, e que deixaria de ser água potável para uma pessoa consumir durante 14 anos.
O sabão caseiro é biodegradável, pois é decomposto por micro-organismos em um espaço de tempo mais reduzido.
Os principais riscos estão relacionados à contaminação de águas superficiais e subterrâneas, poluição do solo, além de acarretar danos à população, especialmente associados à ingestão destas águas contaminadas. Sendo assim, a reutilização deste óleo para fabricação de sabão caseiro é uma opção eficaz para reduzir tais impactos. Diante desta problemática, buscou-se a destinação do óleo para a fabricação de sabão ecológico, e assim evitar seu descarte inapropriado.