AMA comemora aprovação de projeto que autoriza municípios a publicar editais de licitação na internet Municípios
O projeto pode permitir a ampliação dos serviços do Diário Oficial dos Municípios Alagoanos e gerar mais economia para os cofres públicos
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite aos municípios publicar os editais de seus processos licitatórios em diário oficial eletrônico. Segundo a proposta, a divulgação na forma eletrônica dispensa o município de publicar o edital em jornal diário de grande circulação.
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) comemora a aprovação do projeto, que ainda segue para aprovação de outras comissões da Casa. A AMA oferece gratuitamente para os municípios e consórcios o Diário Oficial Eletrônico.
Com a aprovação do PL, o Diário pode ampliar seus serviços e oferecer uma economia para os cofres públicos das prefeituras ainda maior. Atualmente o Diário tem garantido à população o direito ao princípio constitucional da publicidade nos atos públicos, assegurando o acesso à informação na sua totalidade.
No período de 2019/2020, a economia gerada foi de R$11 milhões. O levantamento foi feito referente aos valores que os municípios pagariam pelas publicações se fossem feitas em outros diários eletrônicos no ano de 2019 e 2020. Foram 37.500 publicações no período.
Projeto de Lei 3824/19 – O PL do deputado Rubens Otoni (PT-GO), foi aprovado na forma do substitutivo do relator, deputado Leonardo Monteiro (PT-MG). “Tais publicações exigidas pela legislação federal por vezes oneram demasiadamente os municípios, em especial os pequenos, que já contam com orçamento limitado”, observou Monteiro.
O texto aprovado altera a atual Lei de Licitações e Contratos Administrativos (8.666/93), cuja vigência se encerra em abril de 2023.
O substitutivo do relator também altera a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (14.133/21), aprovada em 2021, para revogar dispositivos que exigem a publicação de extrato do edital em diários oficiais e em jornal diário de grande circulação.
“Em razão da divulgação obrigatória das contratações no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e facultativa nos sítios oficiais dos entes subnacionais, a exigência de publicação em diários e jornais impressos é totalmente desnecessária, representando, na prática, desperdício de recursos públicos”, observou o relator.
Tramitação – O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
AMA com informações Agência Câmara de Notícias