Alunos de Rio Largo estão classificados para semifinais da Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa Municípios
Um sarau escolar realizado pela Prefeitura de Rio Largo nesta quinta-feira, 27, marcou o encerramento da primeira etapa do projeto de Leitura Minha Escola Ler incentivado pela prefeita Eliza Alves e desenvolvido pela Escola Municipal de Educação Básica Mariela Leão há cinco anos. O evento ocorreu no anfiteatro da Usina Utinga Leão.
Na ocasião foram premiados, com a entrega de medalhas, os alunos semifinalistas da 5ª edição da Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa. É a terceira vez que alunos da rede municipal de ensino de Rio Largo são semifinalistas da Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa. O resultado é fruto do apoio que a prefeita Eliza Alves vem dando à educação. Vale salientar que o município chegou com alunos nas finais de 2008 e 2014 e agora em 2016.
A semifinal vai ocorrer em Porto Alegre – RS e este ano concorre a aluna Tatiane Vitória da Silva Santos do 9º anos, que será acompanhada da professora Jacira Maria da Silva, estarão viajando dia 8 de novembro para participarem do evento. Rio Largo estará concorrendo nos três gêneros: poema, memorias e crônicas. Também concorrem os alunos Mailon Emanoel Pequeno Santos Silva, 12 anos, no gênero poema e Breno Eduardo, 12 anos, na poema.
Ao destacar o apoio da prefeita Elia Alves, o secretário de Educação, Vagner Gomes Melo, disse trata-se de mais um projeto desenvolvido pela escola relacionado à leitura. “Nós temos muito interesse nesse tema pois no início do ano adquirimos e distribuímos 43 bibliotecas móveis com livros paradidáticos. A escola está de parabéns porque conseguiu pela terceira vez encaminhar um aluno para as semifinais das Olimpíadas Brasileiras da Língua Portuguesa”, assinalou.
Vagner informou ainda que a Prefeitura vai, na próxima semana, prestar uma homenagem aos alunos classificados para a etapa nacional no Rio Grande do Sul concorrendo com estudantes de todo Brasil. “O município vai dar todo apoio não só aos alunos para aos professores envolvidos no projeto”, assegurou ele.
Segundo a coordenadora da Escola Marieta Leão, Patrícia Francisca, o projeto de Leitura Minha Escola Ler é desenvolvido pela Escola há cinco anos e leitura e escrita é a sua base. Ela explicou que o evento foi a culminância da primeira etapa desse projeto uma vez que o mesmo prossegue até o final do ano letivo de 2016. E como fechamento dessa fase onde foram trabalhados os autores e escritores Ruth Rocha, Elias José, Graciliano Ramos e Carlos Drummond de Andrade.
O encerramento das atividades foi divido em dois momentos: pela manhã foram os alunos do infantil ao 4º ano e à noite os alunos do 5º ao 9º ano, todos demonstrando seus talentos tendo como base as obras desses autores e escritores. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5ª edição.