AMA 38 anos: Interatividade marca inovações da Entidade Municípios
Cada vez mais interativa com os municípios e a sociedade, a Associação dos Municípios Alagoanos chega aos 38 anos consolidando a credibilidade que marca suas ações em defesa do municipalismo.
As relações entre os poderes fizeram da AMA uma grande interlocutora cujo reflexo é o fortalecimento dos municípios através de ações conjuntas. Representando os gestores tem um papel determinante, principalmente por defender os municípios e capacitar para a eficiência da gestão.
Desde sua fundação, todos os ex dirigentes empunharam a mesma bandeira transformadora. As assumirem a presidência, cada um deixou sua marca, passando pelo início da articulação política com a Marcha dos Municípios, que foi um divisor de águas em relação ao Executivo e ao Legislativo federal.
Ao lado da Confederação Nacional dos Municípios , que completou 39 anos, a AMA participou de importantes conquistas como: aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), alteração da alíquota e fim da compensação da Cofins no IPI, criação do Fundo de Estabilização Fiscal (FEF), da Lei da Mineração, dos Regimes Próprios de Previdência Social e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e de outras tantas que estão devolvendo aos municípios, gradativamente, o poder que lhe é devido pelo Pacto Federativo.
O momento é de reflexão sobre o passado para se chegar ao autoconhecimento e para direcionar as ações futuras, como bem expõe o livro Município: Palco da Vida, editado pela CNM.
A história da AMA está ligada a história de Alagoas e de sua brava gente. A Entidade é forte porque os gestores entendem a importância da união. Juntos têm superado as crises e fortalecido os municípios, onde realmente tudo acontece.
É mais uma data a ser comemorada em nome do fortalecimento das cidades alagoanas.