AMA completa 38 anos de municipalismo Municípios
A história do municipalismo em Alagoas se confunde com a história da Associação dos Municípios Alagoanos, a AMA, a partir de 1981, com a criação dela. Neste sábado (16) a Entidade completa 38 anos com a missão de apoiar e assessorar os prefeitos alagoanos para uma gestão pública eficiente.
Para o atual presidente da AMA, o prefeito Hugo Wanderley, ao longo desses 37 anos a Associação ganhou representatividade nacional e conquistou um espaço político importante. “Através da força da AMA, os municípios já tiveram muitas conquistas que sozinhos não alcançariam”, afirmou.
A AMA foi uma das principais Entidades que, em 1998, deu o pontapé inicial para o início da luta por justiça tributária e mais autonomia política e financeira com a realização da famosa Marcha a Brasília, um marco na história que faz parte do calendário do movimento.
Em Alagoas, as lutas resultaram obras de infraestrutura e acessibilidade, implantação de programas sociais como cestas nutrizes e, mais recentemente, o plano estadual de resíduos sólidos que, em parceria com municípios, está acabando com os lixões. O Governador do Estado, Renan Filho, destacou que a AMA tem sido uma parceria importante nas conquistas estaduais, levando mais desenvolvimento para os municípios e conhecimento para os gestores
A AMA também tem sido a grande articuladora junto a bancada federal em defesa da votação de projetos que tramitam na Câmara e Senado para fortalecer os municípios e gerar desenvolvimento. Através do apoio da bancada federal a entidade alcançou a aprovação de projetos importantes como o 1% do FPM nos meses de julho e dezembro, entre outros. Junto aos órgãos de controle atua na promoção de cursos de capacitação e aprimoramento. A equipe técnica trabalha junto aos ministérios no trabalho de divulgação de prazos para captação de recursos e projetos.
Com uma comunicação eficiente, a AMA oferece informação de qualidade através de todas as plataformas e canais existentes, integrando as cidades e os órgãos de comunicação dos municípios.
Como entidade é independente, a AMA é capaz de agregar ideias e promover estratégias para desenvolvimento municipal. Para isso, tem desenvolvido programas dinâmicos garantindo capacitação e atualização nos processos de informação que levem as prefeituras a ter um controle gerencial de atuação identificando diversos órgãos estaduais e federais, geradores de recursos para o fomento ao desenvolvimento e programas sociais, tudo em prol do municipalismo alagoano.
O fundador da AMA, o atual senador Fernando Collor, destacou que a Entidade nasceu como compromisso com municípios.
A Confederação Nacional de Municípios também reconhece a importância da instituição ao afirmar que o trabalho da AMA ao longo desses anos é a certeza de que a união do movimento municipalista é o objetivo prioritário para a conquista da Pauta Municipalista.