AMA inicia aulas para os cursos do primeiro semestre Municípios
A Associação dos Municípios de Alagoas – AMA – deu início, nesta terça-feira (12), às aulas do primeiro curso de 2019 oferecido pela instituição. A Escola municipalista tem aprimorado, cada vez mais, a qualificação dos servidores públicos por meio das capacitações ofertadas. O seminário avançado de gestão pública superou todas as expectativas pelo grande número de inscritos, o que prova a vontade das equipes em promover eficiência na gestão.
O seminário está sendo ministrado por membros da Associação dos Consultores Organizacionais do Estado de Alagoas – ASCOA. Para Alexsandro Geraldo, presidente da ASCOA, o poder público também precisa acompanhar as novas dinâmicas, modernizações e evoluções para dar respostas mais céleres que a sociedade espera e precisa.
De acordo com o gerente de Apoio Institucional, Pedro Ferro, os cursos oferecidos pela AMA são pensados de forma a atender às necessidades dos municípios, bem como proporcionar aos servidores uma maior proximidade com práticas inovadoras e que fazem a diferença no dia a dia de trabalho. “Estamos fechando parcerias com o objetivo de atender as demandas e conseguir atender a um número ainda maior de servidores”, destacou Pedro.
Além da preocupação com a gestão, através de seu braço social a AMA encontrou nos cursos gratuitos uma forma de contribuir com instituições de apoio a crianças, jovens e idosos. Cada inscrito faz a doação de um produto não perecível ou material de limpeza. A primeira Entidade a ser visitada este ano será a Casa de Apoio Idosos Carentes, localizado no bairro do Feitosa.
Para se inscrever em algum dos cursos ofertados pela AMA é importante que os servidores acompanhem as redes sociais e o site ama.al.org.br
Seminário
O seminário teve inicio essa terça-feira e segue até amanhã abordando temas como: liderança, empreendedorismo, comunicação, marketing, gestão de pessoas, gestão de conflitos, licitação, finanças, planejamento, governança, tecnologia, inovação, sustentabilidade e cases de sucesso.
No caso do empreendedorismo, tema geralmente relacionado à iniciativa privada, o palestrante Nelson Menezes demonstrou através da teoria e de cases de sucesso a possibilidade de se aplicar na gestão pública e como detalhes importantes podem levar ao êxito.
Para Lidya Miranda, assessoria de projetos de Inhapi, o curso dá uma visão geral de todos os pontos positivos e negativos que é preciso identificar no município. “Juntando a prática e teoria a gente consegue almejar o que planeja”, destacou.
“A medida que a gente desenvolve novas habilidade e adquire novos conhecimentos, esses conhecimentos trazem melhorias, motivação e capacitação e principalmente a valorização de cada servidor”, afirmou Alcir dos Anjos, secretário de finanças de Pão de Açúcar.