Arraiás Comunitários começam a movimentar Arapiraca Arapiraca
Arraiás Comunitários começam a movimentar Arapiraca nesta terça (18)
Quem está na plateia, aplaudindo todas as apresentações que acontecem dentro do Concurso de Resgate às Tradições Juninas, por vezes não sabe a trabalheira que é estar engajado em uma movimentação cultural deste porte.
Unir todo um bairro ou comunidade rural não é tarefa fácil para realizar um festejo de São João. Ano após ano, os organizadores arapiraquenses merecem os louros por isso.
E nesta terça-feira (18) a 17ª edição do certame começa com os Arraiás Comunitários, no bairro Canafístula, na Praça Higino Vital a partir das 19h.
O Arraiá Canarraiá foi o campeão no ano de 2017 trazendo o tema onírico de Alice no País das Maravilhas, adaptando a trama para o Sertão, e quer de volta o título.
Ano passado, quem levou a “coroa” foi o Arraiá Balança Mas Não Cai, do bairro Santa Edwiges, com um verdadeiro resgate dos folguedos nordestinos, envolvendo sobretudo as crianças nesse processo. Resgate, de fato.
“Somos 15 arraiás comunitários que envolvem cerca de 250 pessoas em cada um, totalizando mais de 3.700 pessoas envolvidas diretamente e mobilizando, além de integrantes das quadrilhas e da organização, diversas costureiras, puxadores de quadrilhas, ambulantes, comerciantes, profissionais de beleza e músicos”, diz a secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Rosângela Carvalho.
Cada arraiá comunitário habilitado e selecionado via edital está recebendo R$ 4 mil como ajuda de custo para realizar sua festança matuta.
CONFIRA OS DIAS DOS ARRAIÁS COMUNITÁRIOS
18/06 – Arraiá Canarraiá (Canafístula)
20/06 – Arraiá Capiatã (Capiatã)
21/06 – Arraiá Marta Lopes (Vila São José)
22/06 – Arraiá Vila Contente (Itapoã) e Arraiá Brisa Luar (Brisa do Lago)
23/06 – Arraiá Vovô Pedro (Vila Capim)
25/06 – Arraiá Baile na Roça (Brasiliana)
26/06 – Arraiá Balança Mas Não Cai (Santa Edwiges)
30/06 – Arraiá do Povão (Nossa Senhora Aparecida) e Arraiá Renascer do Sertão (Manoel Teles)
01/07 – Arraiá Lengo Tengo (Brasília) e Arraiá dos Milagres (Zélia Barbosa Rocha)
02/07 – Arraiá Vem Que Tem (Eldorado)
03/07 – Arraiá Arrocha o Nó (Jardim Esperança) e Arraiá do Gonzagão (Baixão)
Texto: Breno Airan;
Foto: Samuel Alves;