Bebedouro recebe ações de limpeza em canais e Ponto Vivo Maceió
O bairro do Bebedouro foi uma das primeiras regiões a serem contempladas, nesta semana, com os serviços previstos no planejamento da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) até o dia 11 de abril. No local, agentes do órgão realizaram a capinação e a retirada de resíduos acumulados no canal que passa pela Rua Augusto Barreto, facilitando o fluxo das águas pluviais, sobretudo no período chuvoso.
O mesmo serviço está sendo concluído no canal da Rua Santa Ana, no mesmo bairro, próxima ao Parque Municipal. Assim como foi realizado na Augusto Barreto, o trabalho conta com um efetivo operacional composto por 20 agentes de limpeza.
“Com a limpeza nos canais, que é um trabalho de extrema importância, evitamos alagamentos a partir da obstrução da passagem da água em decorrência do descarte de lixo inadequado realizado pela população. Maceió conta com 18 canais e todos recebem ações de limpeza de forma programada. Do início do ano até esta semana, 12 já foram limpos”, explica o superintendente David Maia.
Com a conclusão dos serviços na Rua Santa Ana, a equipe dos canais seguirá para o Canal Beco do Sargento, no Bom Parto, e posteriormente ao Canal da Grota do Arroz, com serviços previstos para os dias 04 e 05 de abril, sucessivamente. Outra região que será contemplada pela ação é o Canal da Grota das Piabas, no bairro Jacintinho, também na próxima semana. Ainda no Bebedouro, a Slum também realizou a limpeza do Ponto Vivo instalado na região.
Slum vai implantar Ponto Vivo no bairro da Jatiúca
A Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) realizou, nessa quinta-feira (31), um trabalho de educação ambiental e diagnóstico no bairro da Jatiúca, na Rua Hamilton de Barros Soutinho. Um ponto de lixo crônico no local tem incomodado a população, mas agora, com a intervenção do órgão municipal, o problema será sanado. É que a região será contemplada pelo projeto Ponto Vivo, que tem apresentado resultados positivos em áreas da capital onde há o descarte inadequado de resíduos realizado pelos próprios moradores.
Para a realização do serviço, uma equipe de educadoras da Viva Ambiental, que presta serviços à Prefeitura, esteve no bairro para identificar a origem dos resíduos descartados na Hamilton de Barros Soutinho. Durante a visita, as profissionais descobriram que o lixo jogado inadequadamente no ponto é oriundo dos moradores da Rua Santa Sofia, que é paralela e tem difícil acesso em decorrência de ser estreita, impossibilitando a entrada do caminhão coletor.
A partir deste trabalho, a Slum, por meio da Viva, implantará um Ponto Vivo no local de descarte de resíduos na próxima semana. Em paralelo, os moradores da Rua Santa Sofia também foram orientados a depositarem o lixo domiciliar na porta de casa somente no período da noite, de segunda a sábado, já que a coleta no bairro é diária.
“O Ponto Vivo é um projeto importante para a limpeza urbana e é também uma forma de conscientizar o cidadão sobre o descarte correto do lixo. A partir do momento em que recuperamos um espaço ambientalmente, a área deixa de ser ponto de acúmulo de resíduos, fato que gera inúmeros problemas para os próprios moradores que fazem o descarte inadequado”, destacou titular da Slum, David Maia.
Ascom Slum Maceió