Municípios comemoram sucesso do dia D de vacinação Anadia
A Secretaria Municipal de belo Monte realizou neste sábado o Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. A data foi fixada no calendário anual de vacinação do Ministério da Saúde.
A ação do Dia D foi realizada em todas as unidades de saúde e visa chamar a atenção dos pais e responsáveis para a importância da vacinação. A preocupação é real e todo cuidado é pouco.
O sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil desde 2016, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou que o país estava havia um ano sem registro de casos do vírus. Mas isso mudou neste ano.
Faltando ainda uma semana para o final da campanha de vacinação, o município de Belo Monte já atingiu 70% da sua metas, como informa o sistema “gotômetro” e “vacinômetro” do Ministério da Saúde.
O Secretário Municipal de Saúde, Rafael Soares falou sobre a campanha.
“O nosso desejo é atingirmos os 100% da vacinação em nosso município e estamos fazendo tudo o que está ao alcance para tal, mas sabemos que é muito difícil. O sarampo e a poliomielite agora são ameaças reais e devemos prevenir. Peço aos pais e responsáveis que tragam suas crianças para vacinar. Se tem infância, tem vacinação! Disse o secretário.
A meta nacional estabelecida pelo Ministério da Saúde é de vacinar 95% das crianças, entre 1 e 4 anos, independente da situação vacinal. A campanha segue até o dia 31 de agosto e pretende vacinar quem nunca tomou a vacina, completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).
Saúde de Anadia promove ´Dia D´ de vacinação contra pólio e sarampo
As unidades de saúde do município de Anadia abriram neste sábado (18) para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo para crianças de 1 até 5 anos que ainda não receberam uma dose da vacina contra a poliomielite e/ou sarampo nos últimos 30 dias.
A secretária de Saúde, Loanne Vasconcelos, reforça que a campanha tem por objetivos: vacinar quem nunca tomou a vacina; Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas; Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção). “Nossa meta é imunizar 95% do público-alvo”, destaca.
Santana do Mundaú tem ´Dia D´ para vacinação contra pólio e sarampo
A Secretaria de Saúde de Santana do Mundaú, realizou neste sábado (18), o dia de mobilização nacional, dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A ação tem como objetivo chamar a atenção de toda a população para a importância da vacinação das crianças contra estas duas doenças.
A secretária Paula Cavalcante, destaca o empenho das equipes de saúde para conscientizar e alertar os pais e responsáveis das crianças para a importância da vacinação como medida de prevenção a estas duas enfermidades, consideradas graves. “É importante lembrar que mesmo as crianças que já foram vacinadas contra o sarampo ou a pólio, devem ter a situação vacinal analisada, por isso, os responsáveis podem levar os pequenos a uma unidade de saúde mais próxima. Todos os profissionais estão empenhados em atingir a meta e garantir a proteção das crianças do nosso município”, afirmou.
Campanha de vacinação segue até o dia 31 de agosto em todas as Unidades de Saúde do município. Pais e responsáveis devem levar o cartão de vacinação das crianças
Texto: Izabelle Targino / Fotos: Hiarlley Sabino
Em Marechal Deodoro, 70% das crianças de 1 a menos de 5 anos já tomaram as vacinas contra a paralisia infantil e o sarampo. O Dia D da vacinação foi realizado nesse sábado (18) em oito Unidades de Saúde do Município.
Durante todo o dia, centenas de crianças compareceram às Unidades para tomar as vacinas VOP, que protege contra a paralisia infantil; e a Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba.
A campanha teve início no dia 06 de Agosto e, até o último sábado, Dia D, as equipes da Secretaria de Saúde imunizaram 67,69% das crianças contra a paralisia e 70,92% das crianças contra o sarampo, caxumba e rubéola.
A vacinação segue até o dia 31 de Agosto em todas as Unidades de Saúde de Marechal Deodoro. A vacina do Sarampo é tríplice viral que protege ainda contra a rubéola e a caxumba. Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já os que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa gotinha.
A Secretaria de Saúde informa que o principal objetivo da campanha é vacinar quem nunca tomou a vacina, completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses, e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente, ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção. Para conferir, é necessário que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação.