Caixa e IBGE oferecem qualificação técnica aos Gerentes Municipais de Convênio Cursos
Dando continuidade à série de capacitação que a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) oferece aos técnicos das prefeituras, nesta quarta-feira (25), a Caixa Econômica Federal e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizaram informações que vão subsidiar os municípios na captação de recurso e estruturação de projetos.
Como o principal agente operador dos programas federais, a Caixa Econômica Federal apresentou aos Gerentes Municipais de Convênio soluções para aumentar a arrecadação e qualificar o gasto público. “Nós vamos prestar assessoria aos projetos municipais. Pois sem um projeto qualificado, a emenda constitucional acaba voltado e com essa crise os municípios alagoanos não podem perder um real que seja”, afirmou Josuel Cardoso, Gerente de Mercado do Governo.
Sandro Pepe, gerente filial da Caixa, admitiu que a burocracia para captação de recursos é grande, mas garante que, entre outros fatores, o diálogo com a AMA foi essencial para perceber os pontos que a Caixa pode se modernizar para atender melhor aos municípios.
Reforçando a importância de uma equipe técnica qualificada e com o domínio das informações sobre seus municípios para compor e realizar projetos que atendam as demandas da região, o IBGE apresentou os projetos e pesquisas que estão em andamento e precisam do apoio das prefeituras para sua realização.
“Precisamos que os técnicos municipais e a população em geral entendam que o IBGE é uma via de mão dupla, que ao mesmo tempo que fazemos a pesquisa também damos subsídio aos projetos que podem trazer melhorias para a região”, afirmou Silvânia Villa Nova, coordenadora de Disseminação.
Com um sistema online complexo e que oferece uma gama de informações diferenciadas, o IBGE se disponibilizou para oferecer capacitações regionais e municipais aos técnicos que necessitarem. Segundo o gerente de Apoio Institucional da AMA, Pedro Ferro, a ideia é aproximar ainda mais os técnicos municipais do Instituto, oferecendo capacitações com temáticas específicas, como na Educação e Saúde, por exemplo.
Uma das pesquisas que vai precisar de um apoio intenso das prefeituras é a Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Munic – que será realizada em 2017 e efetua um levantamento pormenorizado de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, em especial a prefeitura, compreendendo, também, diferentes políticas e setores que envolvem o governo municipal e a municipalidade.
O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, em sua última capacitação à frente da entidade destacou que atrair parceiros e promover capacitação a partir das demandas dos municípios é um dos principais objetivos da AMA. “Quem está chegando agora na administração municipal precisa ter atenção as obras e cronogramas. Para isso, podem contar com a AMA e o setor de Apoio Institucional, que tem realizado um trabalho direcionado e focado no conhecimento técnico dos municípios”, afirmou Beltrão. Na próxima segunda-feira, dia 31, será realizada a eleição para a nova diretoria da Associação para o biênio 2017-2018.
Gerente Municipais de Convênio
O Gerente Municipal de Convênios e Contratos é um novo cargo municipal, sugerido pelo Governo Federal, que tem como foco estratégico a supervisão de convênios e contratos de repasses e financiamentos firmados com a Caixa. Os profissionais são designados pelos prefeitos eleitos e atuarão de forma a garantir velocidade à execução dos projetos.
Os municípios que tiverem interesse em conversar com o IBGE é só entrar em contato: alagoas@ibge.gov.br