Caminhada em Traipu alerta população contra o Aedes aegypt Municípios
Secretaria de Saúde realiza campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya
As ruas de Traipu foram tomadas nesta quarta-feira (27) por uma caminhada de conscientização e combate ao Aedes aegypt, mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com a presença da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
“Essa é uma atividade para conscientizar a população. O combate ao mosquito não deve ser feito apenas pela Prefeitura, o cidadão também tem que assumir essa responsabilidade, eliminando os possíveis focos do mosquito”, comenta Etinho Dias, secretário municipal de Saúde.
Durante a caminhada, agentes de saúde e de endemias do município, bombeiros e a Defesa Civil verificaram possíveis focos de dengue em imóveis e terrenos da região e explicaram aos moradores as formas de combater o mosquito. “Começaram as chuvas e nessa época aumenta a quantidade de mosquitos. A principal forma de combate-lo é não deixando água parada”, pontua o secretário de Saúde.
A passeata começou na porta da Prefeitura e percorreu as principais ruas da cidade, acompanhada por um carro de som com instruções sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypt. Para a prefeita Conceição Tavares, conscientizar a população é uma importante estratégia no combate à dengue, zika vírus e chikungunya.
“Cuidando das coisas dentro de casa, não deixando caixa d’água sem tampa ou pneu descoberto, já iniciamos o combate ao mosquito. Mas não basta que uma pessoa faça isso e o vizinho não faça, porque o mosquito vai aparecer. Por isso é necessário informar a população do combate conjunto, com todo mundo fazendo sua parte”, explica a prefeita.