Capacitação apresenta alternativas para incrementos na receita municipal Finanças
Com uma gestão séria e transparente o que vem possibilitando positivamente a aplicação dos recursos, as finanças do município de São Jose da Laje têm sido referência para os demais gestores de Alagoas.
Recentemente os servidores da Secretaria de Finanças do município, em busca de uma maior independência financeira, e coordenados pela secretária de Finanças, Cinthia Lopes, participaram de uma capacitação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
O evento ocorreu na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), onde os servidores foram capacitados para atuar in loco, com a expertise compartilhada pelo Auditor Fiscal e Técnico da CNM, Eudes Sippel.
Por 2 anos, as finanças foram estudadas academicamente, resultando em 1 dissertação de mestrado, sob a autoria da Procuradora Geral, Dra. Roseli Matias, e orientação do Prof. Doutor Helio Ourem, além de palestras e trabalhos acadêmicos, até com repercussão internacional.
Como os números financeiros levantados, com base em dados oficiais, a exemplo do cenário dos municípios brasileiros, demandam ações concretas para incremento das receitas municipais e, consequentemente, maior efetivação do Estado Social, enfatiza a Procuradora. “É chegada a hora de aliar toda essa teoria a prática, os nossos esforços e preocupação com o dinheiro público através da transferência e correta aplicabilidade tem gerado ótimos resultados e perspectivas”, comentou Roseli Matias.
O prefeito Rodrigo Valença afirmou que “Estamos convictos que essa ação é extremamente necessária, porque, sem receitas tributárias, o Município não consegue efetivar a saúde, a educação, a assistência social, a infraestrutura e todas as demais pastas de sua competência”.
Já o vice-prefeito, Jerciton Júnior, salientou que é preciso ter consciência política, administrativa e social para compreender que o Município só consegue cumprir com suas obrigações sociais por meio da arrecadação tributária. Em complemento, o Secretário de Relações Institucionais, Paulo Roberto (Neno), enfatizou que a gestão municipal está caminhando, com o engajamento de toda a equipe gestora própria e alianças políticas para reformulação do quadro fiscal, visando melhorias para a população.
Por SECOM / São José da Laje