Curso sobre o Plano Plurianual começa nesta segunda na AMA Municípios
Os prefeitos e servidores públicos municipais vão participar da reunião sobre a importância do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para os municípios, na próxima segunda-feira (04), às 10h, na Associação dos Municípios Alagoanos. A reunião contará com a presença com o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas Christian Teixeira que fará a abertura do curso sobre o assunto e apresentará o mapa político-administrativo 2015.
O curso de capacitação para elaboração do Orçamento e do PPA dos municípios, começa na tarde da segunda-feira (04) e segue até quinta-feira, dia 07. Serão desenvolvidas técnicas que promoverão estratégias para a formação de capacidades em apoio à elaboração e gestão de Planos Plurianuais (PPA) e Orçamentos dos municípios de Alagoas, com foco na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A parceria técnica entre AMA e Seplag foi firmada em reunião na AMA no último dia 21. O apoio técnico entre as instituições será realizado nas áreas de planejamento estratégico, gestão para resultados, planejamento governamental, orçamento, desenvolvimento territorial, legislação, treinamento, capacitação e demais procedimentos considerados necessários às ações de gestão pública.
O intuito da parceria é transferir tecnologia, difundir conhecimento técnico e promover o intercâmbio de boas práticas, em prol de metodologias que promovam o desenvolvimento do Estado e seus municípios.
PPA
A partir deste ano, os municípios precisam iniciar o planejamento do Plano Plurianual (PPA) que entrará em vigor em 2018 e se estenderá até 2021. O documento traça as ações e metas do governo para aquele período e alinha as políticas do governo federal, estadual e municipal para garantir uma unidade das ações e a melhor distribuição de recursos.
O mapa político
No mapa político administrativo 2015 estão disponibilizadas informações atualizadas por município que estão agregadas por territórios de planejamento. Entre as novidades, os municípios turísticos receberam ícones específicos de destaque, assim como identificação do número da população pela divisão de cores e as bandeiras de cada município, um fato inédito nos mapas estaduais brasileiros.