Décimo segundo informe Ministério da Saúde – Orientações técnicas relativas à continuidade da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 Notícias
O Ministério da Saúde divulgou o Décimo segundo informe de orientações técnicas relativas à continuidade da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, apresentando o início da distribuição de mais de 3,5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aos Estados.
A pasta informa também que já foram entregues um total de 57,3 milhões de doses, sendo 15,8 milhões da vacina AstraZeneca/Fiocruz e aproximadamente 41,5 milhões da vacina .
Foi informado sobre as reuniões extraordinárias triparte, que ocorrem toda terça-feira, na qual sempre será discutida a definição da estratégia a ser adotada a cada nova pauta, com o objetivo de garantir a segurança do esquema vacinal e da melhor oferta de vacina ao País no momento.
Com o início da campanha da vacinação contra a Gripe, o informe ressalta a importância da priorização da vacinação contra a Covid-19, com o intervalo mínimo de 14 dias entre a vacinação da Covid-19 e da influenza, ou outras vacinas do calendário e, caso o usuário apresente sintomas da Covid-19, deve ser aguardado o desaparecimento dos sintomas para vacinação.
Vacinas Pfizer
O Ministério da Saúde também informou sobre a preparação para o recebimento das primeiras 1.000.350 milhões de doses que devem chegar ao país na primeira quinzena de maio. Foram iniciadas capacitações com o apoio da farmacêutica, e orientações específicas a todas as instâncias da rede de frio nacional. As especificidades da vacina quanto ao armazenamento são:
· No máximo 5 dias à temperatura de +2°C a +8°C
· Até 14 dias (2 semanas) à temperatura de -25°C à -15°C
· Durante toda a validade (6 meses) em freezer de ultra baixa temperatura (-80°C à -60°C)
· Deve-se garantir 5 dias integrais à temperatura de +2°C à +8°C para unidades de saúde realizarem a vacinação.
Sobre a entrega e administração, é informado que as vacinas serão entregues em bandejas de 1.170 doses às centrais estaduais na faixa de temperatura de -25°C à -15°C, os frascos possuem tampa roxa, e as doses devem ser diluídas com soro 0,9%. A orientação é que dada a baixa quantidade de doses, sejam priorizadas a vacinação nas Unidades de Saúde das capitais.
Quanto à administração da vacina Pfizer, o documento destaca que o intervalo entre as doses é de 21 dias e ressalta os seguintes pontos:
· A dose a ser administrada é de 0,3ml;
· Após a diluição, o total de doses deverá ser utilizado em 6 horas;
· Devem ser conservados de +2°C à +8°C;
· Para a administração desta vacina, deve ser utilizado o conjunto de seringa de 1ml;
· A via de aplicação é intramuscular;
· O esquema completo da vacina é de 2 doses (D1 + D2).
A CNM destaca que o documento completo e os demais dados da vacinação contra a Covid-19 no Brasil estão disponíveis no site do Observatório CNM Covid-19.
Além disso, a CNM enviou SMS aos Municípios com os quantitativos de doses de vacinas que chegarão aos Estados. Para mais informações, a área técnica da saúde da CNM está disponível em saude@cnm.org.br ou pelo telefone (61) 2101-6000.
Foto: Agência Brasília