Empresa contratada pela prefeitura implanta coleta de lixo mecanizada em Maragogi Maragogi
Nesta segunda-feira, 06 de fevereiro, a Saneape, empresa contratada pela prefeitura de Maragogi para realizar os serviços de limpeza pública, estreia no nosso município. E vem com equipamentos e máquinas ultramodernos. Além dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como capacetes e óculos escuros especiais, máscaras protetoras, capas de chuva etc., 19 máquinas se encarregarão de inovar e aprimorar esse tipo de serviço no município.
Para coleta de lixo domiciliar, a empresa dispõe de dois caminhões compactadores de 15m³, 01 caminhão compactador de 6m³, 02 caminhões caçambas basculantes de 8m³, 02 caminhões caçambas basculantes de 12m³. Para serviços diversos, serão 02 caminhões caçambas basculantes de 12m³, 02 retroescavadeiras, 01 varredeira mecânica, 01 limpadora de praia, 02 aspiradores, 01 máquina de pintura de meio-fio e 03 roçadeiras.
Segundo a bióloga da empresa, que deu uma palestra na Coopeagro (Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados), na última sexta-feira, 03 de janeiro, inicialmente serão colocados alguns contêineres no centro da cidade, mas a proposta é futuramente espalhar esses recipientes por todo o município.
“O contêiner protege melhor o lixo, evitando que os animais rasguem as bolsas de plástico e o espalhe”, disse Alciene Wright, bióloga e consultora ambiental da empresa. “Por isso nossa coleta será mecanizada e realizada de forma diferente: mais higiênica, menos mau cheiro nas ruas, menos ratos, baratas e moscas, entre outros benefícios. Evita, também, que as águas das chuvas carreguem os lixos espalhados nas ruas e entupa as galerias, causando transtorno a toda população.”
Também nesta segunda-feira, a empresa fará uma campanha educativa em todos os meios de comunicações disponíveis no município, além de distribuição de panfletos pelas ruas e domicílios, a fim de orientar as pessoas. Um grupo de jovens, chamados de “agente ambientais”, devidamente instruído, tem a incumbência de conscientizar a população.
“Vamos dispor também de um disk-limpeza, para a comunidade denunciar lixo encontrado nas ruas”, disse a bióloga.
Café da manhã com os garis
Logo cedo, na sexta-feira, no auditório da Coopeagro, a empresa ofereceu um farto café da manhã para os profissionais que irão atuar no serviço da limpeza pública. Garis, fiscais (funcionários da prefeitura que serão gerenciados pela Saneape) e motoristas (contratados pela empresa) receberam seus fardamentos e os EPIs.
Posteriormente, na palestra, receberam orientações sobre o novo regime de limpeza que será implantado pelo município. Além de funcionários da empresa – dois engenheiros, uma técnica em Segurança do Trabalho e da bióloga –, estiveram presentes a vice-prefeita, Isabella Laranjeiras, o secretário municipal de Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos, e o vereador Dani Vasconcelos.
“Essa parceria vai ser de grande importância para o desenvolvimento do município”, sentenciou a vice-prefeita.
ASCOM MARAGOGI