Encerramento das ações do Simase em Palestina Municípios
Na tarde desta quinta-feira, (25), a prefeitura municipal de Palestina, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), realizaram a última grande apresentação pública em 2018 do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (Simase). A solenidade aconteceu na recém inaugurada Praça Damião de Melo e contou com a presença de diversas autoridades ligadas ao MPE.
A praça ficou lotada para assistir apresentações da Banda Fanfarra “Professora Ana Lúcia”, roda de capoeira, Olodum, futebol e vôlei. A festa continuou no estádio municipal, foram sorteadas dezenas de cestas básicas e a garotada do Simase se descontraiu em um jogo amistoso contra uma equipe do município de Monteiropólis.
Pelo pioneirismo e efetividade das ações, o Simase, é o único projeto do sertão alagoano que está concorrendo ao Prêmio Innovare este ano. O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. A solenidade de entrega da premiação acontecerá no dia 05 de dezembro, na sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília.
O Simase nasceu da necessidade de tirar crianças e adolescentes da situação de vulnerabilidade social, despertá-los para o esporte, afastando-os, assim, do risco de cometimento de atos infracionais e, por fim, oferecer a esse público uma possibilidade de futuro melhor.
Concebido unicamente com um time de futebol, hoje conta com outros esportes, como o vôlei e a capoeira, além de atividades ligadas à música, com a criação de uma banda fanfarra e a dança, com o Coco de Roda, o Maculelê e o Olodum.
O projeto foi idealizado pela Promotoria de Justiça de Palestina e que conta com o apoio e execulção da prefeitura de Palestina. Essa ação segue a Recomendação nº 26 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que fala sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, o Sinase.
Entre as autoridades presentes, prestigiaram o evento o subprocurador-geral do MPE/AL, o senhor Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, o presidente da Associação do Ministério Público, o promotor Flávio Gomes da Gosta Neto, A coordenadora do Núcleo de Combate a Criminalidade, a promotora Mirya Tavares Pinto Cardoso Ferro, a promotora de justiça da comarca de Pão de Açúcar e Palestina, e idealizadora do Simase, a doutora Martha Bueno marques de Pinto, além da prefeita anfitriã, Lane Cabudo e diversos vereadores e secretários.