Fábrica de carteiras é apresentada na AMA Administrativa
Com a finalidade de agilizar a entrega da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) a população, o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Israel Lessa apresentou aos prefeitos, durante reunião na AMA, o projeto “Fábrica de Carteiras”. A ideia é criar postos nas cidades para facilitar a emissão do documento.
Em Alagoas, segundo dados da Secretaria Regional do trabalho, nos últimos anos, uma média de 100 mil carteiras foram entregues. Além de ser obrigatório para o emprego, com a CTPS é possível comprovar o tempo de serviço para aposentadoria, sacar FGTS e dar entrada no seguro desemprego.
O presidente da AMA, Hugo Wanderley reconhece que o projeto valoriza não só as ações dos trabalhadores, como da sociedade, com a flexibilização nos atendimentos e a redução do prazo de entrega, mas vê a necessidade do Ministério investir mais na parceria. Pelo convênio apresentado, o município precisa disponibilizar local adequado, funcionários e comprar os Kits de instalação compostos de computador, webcamera, extrator de digital e tablet. Ele diz que uma parceria de divisão de custos pode ser a solução.
Além de Maceió, a emissão da carteira de trabalho já é possível em 50 municípios. Nesta segunda-feira os municípios de Capela e Feira Grande assinaram o convênio, “mesmo com todas as demais atribuições repassadas pelo Governo Federal”, disse o prefeito Adelmo Calheiros. “Vamos enfrentar as dificuldades para facilitar a vida do cidadão”, disse o prefeito de Feira Grande Flávio Lira.