Gestores de saúde de Alagoas abrem semana de mobilização contra o Aedes Municípios
Profissionais da área e de outras afins intensificam estratégias de enfrentamento ao mosquito no I Encontro Temático Sobre Vigilância em Saúde
Gestores e técnicos municipais da Saúde intensificam na próxima semana as ações de combate e controle do Aedes aegypti no I Encontro Temático Sobre Vigilância em Saúde, que será realizado das 8h às 13h no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), no bairro do Pinheiro.
A iniciativa para o lançamento da semana de mobilização por parte do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) – em parceria com a Defesa Civil, Sesau e outros órgãos que compõem a Sala Estadual de Combate e Controle do Aedes – se deu pelo número crescente de casos registrados em 2016, sendo 23.966 de dengue; 8.126 de zika vírus e 18.473 de chikungunya.
As ações de mobilização junto aos municípios serão discutidas no I Encontro Temático Sobre Vigilância em Saúde, que culmina com a abertura da Semana para o Combate ao Aedes aegypti. Constam da programação, dentre outros conteúdos, rodas de discussão sobre a Situação Epidemiológica das três doenças; Estratégias para Enfrentamento ao Aedes aegypti; além de apresentações das experiências municipais no combate ao vetor.
A presidente do Cosems, Normanda Santiago lembra que o índice de infestação é sazonal, tem períodos de pico e de calmaria, logo a população e representantes do poder público das três esferas devem reforçar o cuidado relacionado ao mosquito, fortalecendo as ações intersetorias para promoção e prevenção das arboviroses.
ASCOM COSEMS