Gestores nordestinos aprendem a acessar área restrita para contribuintes Municípios
Os Municípios que são contribuintes com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) têm acesso a um Conteúdo Exclusivo criado no site da entidade só para eles. O prefeito eleito de Anadia, Celino Rocha (PDT) disse que são inúmeros os desafios, principalmente o equilíbrio das contas públicas, onde é obrigação do prefeito não gastar mais do que arrecada e elogiou o seminário , as áreas técnicas e o atendimento individualizado que a CNM está oferecendo aos futuros prefeitos.
Os gestores eleitos pela primeira vez só terão este acesso quando assumir a gestão, porém a técnica da entidade, Zione Rego, adiantou a eles algumas informações que serão muito úteis na administração das prefeituras.
“O meu objetivo é apresentar a vocês uma maneira que a CNM encontrou pra tornar a gestão mais simples com o uso de ferramentas online. O espaço exclusivo contém todas as informações administrativas de gestão com um acesso simples e unificado”, explicou Zione.
“De forma específica, na ferramenta do Observatório Politico, por exemplo, ele expressa pra vocês, qual é a pauta municipalista que beneficia o Município. Além disso, ele indicará o parlamentar que merece destaque por apoiar e votar as pautas de interesse dos Municípios”, revelou a especialista.
Transferências constitucionais
Ainda dentro do Conteúdo Exclusivo, o economista da CNM, Wandersson Rocha, mostrou aos prefeitos uma novidade que é o Portal das Transferências Constitucionais. Segundo Rocha, “o espaço copila dados disponibilizados pelo Banco do Brasil de todas as transferências constitucionais que são destinadas aos Municípios. Lá tem informações do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) e outros”, destacou Rocha.
O economista explicou que no Portal também faz comparações com valores de meses e anos anteriores.
CiDados
Sobre o Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS), chamado de CiDados, o economista da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Alison Fiuza, explicou que a plataforma foi desenvolvida para auxiliar a gestão municipal por meio de indicadores que revelam a situação sociocultural, econômica, ambiental e politica de cada Município.
“O IDMS é uma ferramenta para a aplicação do conceito de desenvolvimento municipal sustentável construído a partir de uma série de indicadores considerados fundamentais para diagnosticar o grau de desenvolvimento de um território”, elucidou Fiuza.
A CNM pretende com o Conteúdo Exclusivo auxiliar e facilitar a administração municipal.
Acesse aqui e conheça a plataforma