Mesmo com poucos recursos Cacimbinhas avança em setores essenciais, diz prefeito Cacimbinhas
Em entrevista exclusiva ao portal Alagoas Alerta, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley, disse que mesmo com poucos recursos o município tem avançado em setores essenciais como saúde, educação, transporte, infraestrutura e desenvolvimento social.
Hugo começa pelo setor de na saúde, fazendo um breve relato de suas, onde tem trabalhado desde o início da gestão para diminuir as filas de espera para consultas, exames e procedimentos.
“Hoje a gente sabe que o SUS é uma fila eterna para que essas pessoas possam realizar seus propósitos. E, com isso, a gente fez um investimento com recursos próprios para realizar multirões, pagamento de exames, consultas, todas através do consórcio que facilitou o acesso a esse procedimento”, frisou.
Hugo disse que melhorou o processo de aquisição de remédios para o município com todas as farmácias abastecidas e médico 24 horas. Aliado a essa ação, ele enfatizou que viabilizou a aquisição de novas ambulâncias para a saúde, contratou novos agentes de saúde e construiu novas unidades básicas de saúde.
“Já entregamos uma nova unidade que vai ser mais um PSF, nós éramos quatro PSF’s e estamos indo para o quinto PSF para com isso aumentar a cobertura do programa no município. Ainda estamos construindo, já em estágio avançado, mais duas unidades básicas de saúde que antes eram em prédios alugados. Com isso, a gente vai avançando para ter cinco novas unidades básicas de saúde, três já construídas na nossa gestão e mais uma que pretendemos iniciar até o próximo ano”, destacou.
Fora isso, o prefeito disse que trabalha na valorização dos profissionais da saúde, tendo mantido uma relação muito próxima também da população para, segundo ele, poder melhorar a condição de saúde da cidade.
Na educação, conforme o prefeito, houve avanços. Segundo ele, Cacimbinhas, inclusive, esse ano foi premiada pelo Programa Escola Dez por ter alcançado todos os itens, todas as metas propostas pelo IDEB e também pelo estado de Alagoas. Ele ressalta que Cacimbinhas venceu prêmio de séries iniciais, venceu prêmio de séries finais, duas escolas também foram premiadas no município de Cacimbinhas.
“Hoje Cacimbinhas está entre os 15 melhores IDEB’s do estado de Alagoas. Tudo isso feito com organização, valorização da classe, buscando diálogo e mostrando as dificuldades. Estamos estruturando as escolas da cidade, já construímos uma nova escola, vamos iniciar esse ano mais uma creche e mais uma escola no município de Cacimbinhas. Temos procurado melhorar o serviço”, assinala.
Sobre o transporte escolar, o prefeito disse ter adequado às novas orientações do Detran/AL e do Ministério Público em parceria com a AMA. “Contratamos cuidadores e carros dentro das especificações. Então temos feito um trabalho para melhorar o acesso à escola, melhorar o ensino na nossa cidade e isso foi demonstrado em números, quando Cacimbinhas agora conseguiu avançar para o patamar de estar entre os melhores municípios em IDEB de todo estado de Alagoas”, destacou.
Em relação à infraestrutura em Cacimbinhas, Hugo disse que o setor tem avançado bastante. Segundo ele, só em dois anos de gestão já foram executados mais de 14 mil metros quadrados de pavimentação.
“Vamos avançar para – pelo menos até o final do nosso mandato – mais de 30 mil metros quadrados de pavimentação já licitados e em fase de execução no município. Vai ser o maior programa de pavimentação da história da cidade. Como eu já disse também, estamos construindo três unidades básicas de saúde, novas, uma já entregue e duas em estágio bastante avançado. Já construímos praças em comunidades como Minador do Lúcio, estamos agora bem encaminhados com projetos para a construção de novas praças nas comunidades da cidade. Enfim, nós fizemos um investimento grande em infraestrutura da cidade, asfaltamento com pré estrada, com o apoio do governador Renan Filho, construção de novas avenidas. Hoje nós temos um investimento em infraestrutura jamais visto na nossa cidade”, declarou.
Na área social o prefeito disse que criou vários programas para a população mais carente, programas com aporte de recursos próprios, como o pagamento de exames e consultas para a população mais carente e pagamento do aluguel social. “Acredito que Cacimbinhas seja um dos municípios que mais investe proporcionalmente no aluguel social por conta do grande déficit de habitação que hoje nós temos em todo o país. O governo federal não faz mais investimentos. Nós temos mais de 200 famílias hoje cobertas pelo aluguel social. Criamos o programa de bujão também para a população carente que não tem mais condições de ter acesso ao bujão, à compra do gás na sua residência. Foram vários projetos na área social criados para que a população mais carente pudesse ter afagado o seu sofrimento. E a grande alta do desemprego também que fez com que a população perdesse a sua condição de investimento”, afirmou ele.
“Assim como todos os prefeitos, estou me esforçando ao máximo para cumprir suas promessas. Sentimos falta do comprometimento do Governo Federal em casos de programas que estão subfinanciados e a conta acaba sobrando para os municípios”, concluiu.
*Marcos Jorge Santos/Alagoas Alerta