Moradores da Massagueira recebem secretários municipais para ouvir reivindicações Marechal Deodoro
Após ouvir as reivindicações dos moradores do Francês, as secretarias municipais envolvidas nos projetos de fomento do turismo local, se reuniram com os moradores do povoado da Massagueira, na noite desta quarta-feira (25), na associação Divina Pastora, no mesmo povoado. A reunião contou com a presença de donos de bares e restaurantes, cocadeiras, associações de moradores, pescadores, rendeiras e representantes religiosos, que discutiram os principais problemas e melhorias para a região.
Durante a reunião, os participantes exploraram temas mais variados, mostrando as principais necessidades do povoado da Massagueira. Dentre as reivindicações, estava o investimento em um posto policial na região, investimento no saneamento básico, iluminação pública, educação e fiscalização ambiental. O professor de educação física e morador da Massagueira, Josivaldo Fernandes, conhecido como Dinho, parabenizou a iniciativa.
“Eu gostaria de agradecer por todos vocês terem vindo. Nunca aqui na Massagueira houve uma iniciativa como esta, de juntar os secretários e vir até nós para ouvir nossas necessidades. Atitude como esta prova a preocupação da gestão com o povo. Em nome da comunidade eu gostaria de dizer que diante de todos os nossos problemas, acreditamos que a gestão seja a nossa esperança de ver essa Massagueira do jeito que ela merece”, afirmou.
Para o secretário municipal de Turismo, André Ramalho, a realização dessas reuniões está tendo uma resposta positiva da população, pois é necessário ouvir as comunidades. Ainda de acordo com André, a iniciativa teve o aval e total apoio do Prefeito de Marechal Deodoro, Claudio Filho Cacau.
“Eu estou achando que o retorno da população está sendo muito proveitoso. O prefeito Cacau deu essa liberdade para nós secretários irmos até o povo. Passado a eleição, não precisamos provar e nem prometer nada, agora é hora de escutar a realidade do município de Marechal Deodoro e tentar o mais rápido possível resolver de forma legal e duradoura todos os problemas das comunidades. Precisamos ouvir mais e perceber o que realmente a comunidade encarece” afirmou o secretário.
Além de André Ramalho, também estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Mateus Gonzales; o secretário municipal de Cultura e Preservação de Patrimônio Histórico (Secult), Diego Lima; o secretário municipal de Infraestrutura (Seimfra), Diogo Lopes; o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Júnior; e o secretário municipal de Comunicação, Lininho Novaes.
Também estiveram na reunião diretores da Associação de Moradores as Massagueira (AMMAS), representantes da Associação dos Amigos Solidários da Massagueira e a presidente da organização não governamental (ONG) do povoado, Massificando Mais.
Após diagnóstico, Conselho Municipal de Educação de Marechal Deodoro decide encerrar ano letivo 2016
Medida visa equilibrar calendário de aulas e não causará prejuízos para os estudantes; Matrículas para o ano de 2017 terão início na próxima semana
Após um detalhado diagnóstico da situação da Educação de Marechal Deodoro, realizando durante os primeiros dias de trabalho da nova gestão, a Secretaria Municipal de Educação propôs, e o Conselho Municipal de Educação decidiu encerrar o ano letivo de 2016. O fim das aulas foi determinado durante reunião ordinária do Conselho, que avaliou, após analisar o diagnóstico apresentado pela Secretaria, que a manutenção do ano letivo de 2016 acarretaria mais prejuízos para a comunidade escolar.
Durante o levantamento dos dados, a Secretaria avaliou uma série de fatores que causaram um desequilíbrio no calendário escolar do ano de 2016, a exemplo da reforma de algumas escolas; calendário diferenciado, inclusive entre as turmas das mesmas escolas; greve de professores e servidores; problemas nos processos de compras de merendas deixando algumas escolas descobertas, entre outros. Todos estes problemas acarretaram em atraso no calendário, deixando uma diferença nas datas de conclusões das aulas entre as escolas. Além disso, os mais de sessenta estudantes que precisam encerrar o ano letivo para ingressar no IFAL e os estudantes que estão concluindo o 9º ano e vão para a rede estadual, ficariam prejudicados.
“Diante destas questões, a secretaria apresentou a proposta ao Conselho Municipal de Educação, que deliberou pelo encerramento do ano de 2016 para iniciarmos o ano letivo de 2017. O Conselho está preparando um parecer, analisando as peculiaridades de cada escola e todas as providências legais que fundamentaram esta decisão”, explicou o Denisson Queiroz, Superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação.
A proposta deliberada pelo Conselho foi apresentada aos gestores e integrantes dos conselhos escolares das 25 escolas de Marechal Deodoro, durante uma reunião realizada na última sexta-feira (20), quando também foi votada a proposta do novo calendário de aulas. Ainda de acordo com o Denisson Queiroz, com as mudanças, o calendário letivo de 2017 inicia e termina no mesmo ano, que não acontece desde o ano de 2010 em Marechal Deodoro.
“Nós apresentamos a proposta à comunidade escolar e discutimos os pontos com eles. Nós fizemos as mudanças com base na legislação, amarrando projetos e trabalhos para suprir a carga horária mínima exigida por Lei. Sendo assim, as aulas iniciarão e terminarão no mesmo ano, possibilitando ao aluno a entrada em escolas técnicas ou particulares, caso queiram, sem prejuízos.
Mesmo tendo turmas que ainda teriam aulas por mais alguns meses, a legislação permite que os estudantes façam uma avaliação chamada de reclassificação, que avalia os conhecimentos e define se eles ficam na mesma turma ou se avançam, já que não teremos aquele período de recuperação”, explicou.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, a professora Maria Silvania Oliveira, avaliou as mudanças como positivas e disse que o órgão vai trabalhar em parceria com o município.
“Estava tudo fora dos padrões e nós aprovamos a proposta, pois acreditamos no projeto que a Secretaria tem para a Educação de Marechal Deodoro. Os alunos não terão perdas e no projeto já consta também reforço escolar, para os estudantes que tiverem necessidades, entre outras coisas que irão ajudar no desenvolvimento dos alunos”, ressaltou a presidente.
O secretário de Educação, Marcelo Beltrão, destacou que as mudanças são necessárias para que a Educação de Marechal Deodoro comece a avançar e ficar em equilíbrio com as demais instituições, garantindo benefícios para os estudantes. Além disso, o secretário ressaltou que todas as medidas tomadas estão previstas na legislação e também já foram apresentadas à promotoria de Marechal Deodoro.
“Precisamos equilibrar o calendário deste ano e para isso precisávamos fazer estas mudanças. Nossa prioridade tem que ser a educação e o aluno. A Educação de Marechal Deodoro não pode continuar da maneira que estava, porque o futuro deste município está nas mãos dos estudantes de hoje. A proposta foi aprovada por unanimidade na reunião com o Conselho Municipal de Educação, conselhos escolares, que também teve a participação do Sindicato dos Servidores Municipais. Sabemos que existirão questionamentos, mas ninguém vai sair prejudicado nisso, pelo contrário, vamos unir forças e já fazer uma grande transformação na educação este ano.”, disse o secretário.
As aulas do ano letivo de 2017 devem iniciar em fevereiro. O calendário com as datas e todas as informações relativas à matrícula serão divulgadas ainda nesta quinta.
Prefeitura e Semeadores do Surf realizam campeonato de surf na Praia do Francês
1ª Etapa do campeonato acontece nos dias 11 e 12 de fevereiro; Inscrições iniciam nesta quinta-feira (26)
A Secretaria Municipal de Esportes e a ONG Semeadores do Surf realizam a 1ª Etapa do Campeonato Semeadores do Surf Deodorense de 2017. A competição acontecerá na Praia do Francês, nos dias 11 e 12 de fevereiro.
As inscrições iniciaram nesta quarta-feira (25) e seguem até o dia 09 de fevereiro, podendo ser realizadas na Secretaria de Esportes, localizada no Espaço Cultural Santa Maria Madalena; na Moabe Surf Board, localizada na Praia do Francês; também pelo telefone (82) 99190-6701 ou pelo email esportemd@gmail.com. Para as categorias Grommets (sub 12), Iniciante (sub 14), Mirim (sub 16), Junior (sub 18), Feminino (Sub 17) e Feminino (OPEN), a taxa de inscrição é no valor de R$40,00 mais um quilo de alimento não perecível.
A categoria OPEN Premium terá uma taxa de inscrição no valor de R$80,00, mais um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão entregues no evento, durante o check-in dos atletas, e serão doados para as famílias carentes.
A expectativa da organização é que esta primeira etapa conte com cerca de 120 atletas. Além disso, os atletas terão liberdade de se inscrever em mais de uma categoria, desde que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo regulamento. O Campeonato terá início às 8h nos dois dias.
Além de prestigiar os atletas e incentivar a prática de esportes, o secretário municipal de Esportes, Euclydes Filho, explica que o campeonato também tem uma causa social.
“Nós estamos realizando o evento junto com a ONG Semeadores do Surf e a quantia arrecada com as inscrições do evento será revertida para a ONG, que irá usar o recurso para a compra de materiais e reforma da sede da organização, localizada na Praia do Francês. O surf é um esporte acessível e democrático a todas as classes sociais, pois qualquer pessoa pode praticar, mesmo sem o auxílio de equipamentos. Este fato estimulou a parceria da Secretaria de Esporte com a ONG Semeadores do Surf, dando a esses jovens e crianças a oportunidade de aprenderem a nadar, praticar esporte em contato com a natureza e entrar no mercado de trabalho”, disse.
Premiações
Ao final das competições serão premiados os quatro melhores colocados de cada categoria. Na categoria Open Premium será R$ 2 mil em premiações: 1º colocado receberá um prêmio de R$ 1 mil; o 2º colocado, R$ 500; o 3º colocado, R$ 300 e o 4º colocado receberá R$ 200 reais. Além disso, os vencedores desta categoria receberão um troféu elaborado pelo artesão Marivan Ieslon, nascido e criado na Praia do Francês. Nas demais categorias, os quatro melhores classificados irão receber kits com roupas e acessórios.
Como incentivo aos deodorenses, a organização do evento irá oferecer uma premiação para o melhor atleta deodorense em cada categoria. Caso o atleta se classifique entre os quatro melhores de sua categoria, esta premiação extra passará para o próximo atleta melhor classificado na competição.
Sobre a ONG
A Ong Semeadores do Surf existe há três anos e oferece para as crianças e jovens da Praia do Francês aulas de surf, funcional, aulas de inglês, palestras educativas e aulas de reforço escolar. A Ong não tinha sede própria e ganhou um prédio que será reformado com o recurso arrecadado na competição.
Parceiros
A 1ª Etapa do Campeonato Semeadores do Surf Deodorense de 2017 é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes e da ONG Semeadores do Surf e o patrocínio de Oasis Moda Praia, Roxy Bar, Rústico Burger Gourmet, Maik House, Moabe Surf Board, Açaí da Hora, Marcelo Rodrigues, Maresia, Academia Nadart, Solara e Mini Mercadinho Encontro do Mar.