Odontólogos de 56 municípios alagoanos participam de Curso sobre Câncer Bucal Municípios
Realizado no auditório do Cesmac, no Farol, evento foi promovido pela Sesau
Repórter: Fabiano Di Pace
Repórter Fotográfico: Olival Santos
Cirurgiões dentistas da Atenção Primária que atuam na I Macrorregião de Saúde, formada por 56 municípios da Grande Maceió e do Litoral Norte e Sul, participaram nesta terça-feira (19) do II módulo do Curso sobre Câncer de Boca e Orofaringe. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário Cesmac, na Rua Cônego Machado, no Farol.
A coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Lourdes Mota, destacou a importância do módulo para a evolução da assistência nesta área em Alagoas. “O diagnóstico precoce é essencial para que as chances de cura sejam ampliadas, além de evitar sequelas graves”, enfatizou.
A coordenadora Lourdes Mota falou ainda sobre a importância da Atenção Primária na identificação dos casos. “Os profissionais que atuam nessa área devem realizar o primeiro diagnóstico e encaminhar o paciente para centros de tratamento especializados”, esclareceu.
Entre os temas abordados no II módulo, destaque para a epidemiologia da saúde bucal, os fatores de risco, diagnóstico e tratamento de câncer de boca e orofaringe. As facilitadoras foram às professoras Sônia Maria Ferreira Bastos e Vanessa de Carla Batista.
Na terça-feira (26), o curso será ministrado para cirurgiões dentistas dos 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, que formam a II Macrorregião de Saúde. O evento irá ocorrer das 8h às 12h, no Colégio Bom Conselho, em Arapiraca. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico https://doity.com.
Dia da Saúde Bucal
O II módulo do Curso sobre Câncer de Boca e Orofaringe faz parte das atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde Bucal, que ocorre nesta quarta-feira (20). Além da Sesau, o curso foi promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e Ministério da Saúde (MS).