Piranhas/AL será o 1 º município a ter 100% de cobertura de cisterna em AL Piranhas
O município de Piranhas/AL desponta em Alagoas, como o primeiro entre os 102 existentes a ter o acesso à agua universalizado por meio de 500 cisternas de tecnologia de primeiro água. O anúncio foi dado na terça-feira a prefeita Maristela Sena Dias, pelo secretário de Estado da Agricultura, Henrique Soares durante reunião em Maceió, onde também teve a participação do presidente do Instituto Terra Viva, Ricardo Ramalho.
Trata-se de um programa que vai atender agora 100% das famílias, que habitam na zona rural, sobretudo enfrentando o problema do fenômeno da seca. Cada unidade tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água, para o uso doméstico.
“Orgulha-nos muito receber esse tipo de informação, cujo empenho da nossa equipe de trabalho tem sido constante, sobretudo na formação de projetos que visam agregar ação de cidadania para todos. Assim, com determinação e muita força de vontade estamos se aproximando dos nossos dois anos de governo transformando sonho em realidade; pois o caminho é esse, atuando em parceria com o Estado e o Governo Federal na busca de dias melhores para todos de Piranhas” disse emocionado a prefeita.
O secretário Henrique Soares, destacou que os recursos para a continuação do programa junto com o governo federal já estão garantidos e que até o dia 15 de dezembro Piranhas terá a universalização do acesso á água com a conclusão das obras das cisternas. “Trata-se de um grande feito para Alagoas e de grande relevância social para as famílias que vivem no Semiárido”, afirmou.
Projeto escolar tem garantido o bom gosto pela leitura em Piranhas/AL
Em Piranhas/AL, O projeto “Leitura: um caminho para conhecer o mundo”, vem ganhando dimensão e gosto entre os alunos da Escola Municipal Professora Alzira Mazzoni de Almeida, localizada no povoado Poço Comprido. “Pois a implantação desse projeto, indiscutivelmente tem garantido mais estímulo e prazer para o gosto da leitura” diz a prefeita Maristela Sena Dias, contente com a repercussão desse trabalho.
Trata-se de uma indicação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a instituição escolar Alzira Mazzoni de Almeida, que abraçou o projeto “Leitura: um caminho para conhecer o mundo”, visando ajudar os alunos na personalidade com apresentações musicais, teatro, paródias, entre outros gêneros.
Além de despertar no estudante o gosto pela leitura, o projeto trata de ingressar e também ajudar na interpretação de textos, respeitando os anos onde os alunos estão ingressados, seja da educação infantil, ensino fundamental I e II até a EJA.
Por parte da escola, existe um grande empenho do corpo docente ao projeto, ajudando no campo de pesquisa, criatividade e organização para vivência eficaz do Projeto. Uma das ações deste projeto foi a Gincana da Leitura, realizada em todas as escolas da rede municipal. A ação objetivou incentivar a prática de leitura de maneira lúdica.