Prefeitura de Arapiraca e Defensoria Pública renovam Termo de Cooperação Arapiraca
Um Termo de Cooperação é firmado entre Secretaria Municipal de Saúde e a Defensoria Pública, na 4ª Vara Cível de Arapiraca, na presença do juiz Giovanni Alfredo de Oliveira Jatubá. Com a intenção de evitar ações judiciais e, assim, aumentar a economia de verbas da prefeitura e buscar uma melhor satisfação dos usuários dos serviços públicos de saúde no município.
Na reunião, também estiveram presente o Procurador Geral do Município, Henrique Correia Vasconcelos, a Secretária Municipal de Saúde do Município, Aurélia Fernandes, com uma equipe técnica e Defensores Públicos. O grupo discutiu assuntos referentes a possíveis medidas administrativas que viabilizem o melhor funcionamento do Sistema Municipal de Saúde.
Entre questões levantadas na reunião, o grande número de casos de ações movidas, a exemplo de falta de medicação para pacientes e exames. O Procurador Geral do Município comentou sobre a preocupação em reduzir as despesas do município com processos judiciais que podem ser evitados e garantir um melhor serviço à população. Ainda enfatizou a intenção de manter um diálogo aberto com o poder Judiciário.
Uma das propostas acordadas foi a criação de uma comissão especial, composta por membros da Secretaria de Saúde, da Defensoria Pública e da Procuradoria do Município, com a finalidade de realizar um levantamento de todas as ações judiciais da secretaria. Segundo Aurélia Fernandes, a ideia da formação da comissão veio para possibilitar uma comunicação permanente entre a secretaria de saúde e o poder judiciário.
“A Procuradoria e a Secretaria de Saúde são órgãos que podem fazer a diminuição das ações judiciais que envolvem a prefeitura do município. Assim, garantimos uma importante redução econômica no gasto com ações. O valor passa a ser investido em assistência à população, com compra de mais medicamentos, equipamentos e materiais de trabalho”, explicou a secretária.
Aurélia Fernandes também comentou sobre o levantamento que vem realizando com uma equipe da secretaria de saúde, com visitas em cada unidade de saúde do município, averiguando desde a estrutura física, medicamentos e instrumentos de trabalho. “O nosso objetivo é atender da melhor maneira possível as necessidades da população. E para isso, temos que ter uma noção exata da situação da saúde no município”, completou a secretária.
Acompanhe outras notícias de Arapiraca
Discussão sobre Cultura cria ambiente favorável para crescimento artístico local
O palco para a retomada da discussão – até filosófica – sobre o que é Cultura, nesta quinta-feira (19), foi um bar alternativo. Nada mais adequado.
No bairro Alto do Cruzeiro, o Baco Pub serviu de pano de fundo para as cartas serem postas à mesa, sem nada nas mangas, durante o laboratório cultural “De Verso Diverso”, organizado pela ONG Cadeeiro Aceso.
Para tanto, o secretário Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Silvestre Rizzatto, fez questão de participar para ouvir os levantes da classe artística dos mais variados segmentos.
Foi discutido o que já é feito e como isso pode melhorar. “Os artistas aqui se sentem desvalorizados por não haver políticas públicas voltadas para que seus trabalhos saiam do anonimato e cheguem às praças, aos teatros, ao povo”, contesta a cantora Kelly Rodrigues, que afirmou ter “dado um tempo” na Música – e focado na gastronomia – justamente por isso.
Para o cineasta Wagno Godez, o poder público tem, de fato, o dever de promover as potencialidades culturais de um povo com políticas públicas sérias. “Mas estávamos acomodados. Até a realização desse encontro aqui da Candeeiro Aceso. O artista precisa também buscar meios e mecanismos e não apenas esperar tudo do governo. O artista faz e o poder público fortalece, viabiliza”, coloca.
Criando um ambiente propício ao pensamento crítico, a ONG explanou, sobretudo, diante de sadias provocações: “Por que nós, como povo, não valorizamos os nossos artistas?”, “Patrocinar um evento é valorizar ou apenas comprar ingresso o seria também?”, “Arapiraca tem potencial de lançar músicos, escultores, artistas plásticos lá fora? Se sim, por que isso não acontece?” e “Temos uma identidade?”. Essas respostas serão traçadas ao longo dos próximos encontros.
Essa demanda ficou clara para Silvestre Rizzatto. “O artista precisa de incentivo. Não apenas para exercer seu ofício ou ganhando bons cachês em suas apresentações, mas também tendo capacitações de projetos – para participar de editais locais e nacionais –, oficinas e cursos gratuitos e apoio de divulgação. Quero a demanda de vocês, trabalhar com vocês”, diz.
Um dos organizadores da movimentação e membro da Candeeiro Aceso, Albério Carvalho, certificou que a presença do secretário de Cultura, Lazer e Juventude no local já é um grande avanço para as conversas que virão a seguir.
A intenção de Rizzatto, junto com a sua equipe que está sendo formada, é mapear os segmentos para poder identificar cada núcleo de Arte em Arapiraca para, então, ficar ainda mais próximo deles.
“Queremos criar um Conselho Municipal de Cultura forte, atuante, a fim de realizarmos fóruns para que esses debates floresçam cada vez mais”, pontua ele.
Na oportunidade, artistas da nova e velha guarda se uniram no evento, a mostrar o elo entre as gerações e a força expressiva que isso denota.
Aos intervalos das explanações, os músicos André Tenório (Gato Negro), Priscilla Prill (O Jardim), Kelly Rodrigues e Kiko Carvalho (O Louco) tocaram canções autorais, gabaritando em som tudo o que Arapiraca é e pode ser ainda mais.
Prefeitura intensifica revitalização de ruas que receberam esgotamento sanitário
Equipes já concluíram a rua São Paulo e trabalham na conclusão da Avenida Governador Luiz Cavalcante e ruas São João e Domingos Vital
A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras (SMDU), está intensificando, nesta sexta-feira (20), a revitalização das ruas que receberam serviços de esgotamento sanitário.
Confira na íntegra: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/01/prefeitura-intensifica-revitalizacao-de-ruas-que-receberam-esgotamento-sanitario/
Programação da Festa da Padroeira começou neste domingo
Evento acontece entre os dias 22 de janeiro e 3 de fevereiro
A abertura das festividades em homenagem à padroeira de Arapiraca, Nossa Senhora do Bom Conselho, aconteceu às 16 horas deste domingo (22), com uma grande carreata com a imagem da padroeira pelas principais ruas da cidade, seguida de celebração eucarística com o padre Antenor Montenegro Júnior.
Confira na íntegra: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/01/programacao-da-festa-da-padroeira-comeca-neste-domingo/
Prefeito de Arapiraca recebe diretor da Perícia Oficial e discute parceria
“Buscaremos todos os caminhos legais para firmar um convênio que garanta a vinda da Perícia Oficial para Arapiraca”, afirmou o prefeito
O prefeito Rogério Teófilo, recebeu na manhã de hoje (20), membros do Instituto de Criminalística de Alagoas para discutir a vinda da Perícia Oficial para a região Agreste. O perito geral Manoel Melo Filho assegurou que a vinda dos peritos qualifica ainda mais o trabalho de investigação da polícia, garantindo mais agilidade e precisão na conclusão dos casos.
Confira na íntegra: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/01/prefeito-de-arapiraca-recebe-diretor-da-pericia-oficial-e-discute-parceria/
Prefeito determina corte de 80% dos comissionados em janeiro
Prefeito vai se reunir na próxima terça-feira com sindicatos e associações de classe
O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, assinou nesta quinta-feira (19), um ofício circular determinando o corte de mais 40% de cargos comissionados em janeiro. Com os 40% de redução dos cargos em comissão determinados pelo Decreto 2482/2017, assinado no primeiro dia do mandato, a redução neste primeiro mês chega a 80%.
Confira na íntegra: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/01/prefeito-determina-corte-de-80-dos-comissionados-em-janeiro/
Prefeitura reafirma compromisso de fortalecer parceria com o Hospital Chama
A secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, recebeu em seu gabinete representantes do Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA). A pauta da reunião foi embasada no fortalecimento da Atenção Especializada da Saúde e na parceria com os serviços ofertados e futuros credenciamentos.
Confira na íntegra: http://web.arapiraca.al.gov.br/2017/01/prefeitura-reafirma-compromisso-de-fortalecer-parceria-com-o-hospital-chama/