Prefeitura entrega ônibus novos à população Infraestrutura
Em mais uma ação para a melhoria do transporte coletivo e mobilidade urbana, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), iniciou nesta terça-feira (29) a renovação da frota do transporte público da capital.
Como parte do processo da Licitação para o Transporte Público Coletivo por Ônibus, realizado no final de 2015, cerca de 50 veículos zero quilômetro foram inseridos na frota e já começam a circular neste sábado (02). Os veículos contam com a padronização visual do Sistema Integrado de Mobilidade Maceió (SIMM).
O prefeito Rui Palmeira participou da entrega dos ônibus, que aconteceu no estacionamento de Jaraguá, e destacou o ato como a primeira grande melhoria possibilitada pela licitação dos transportes. “A partir da licitação, nós temos condições de cobrar das empresas melhorias no sistema de transporte, a exemplo desta importante entrega. Até agosto serão entregues aproximadamente 150 novos ônibus, conforme o edital de licitação, que prevê que 20% da frota sejam de ônibus zero quilômetro”, disse o prefeito.
Na oportunidade, Rui também falou de outras ações promovidas pela Prefeitura que já apresentam melhorias no sistema de transporte, a exemplo da implantação da faixa azul exclusiva para o transporte coletivo.
“Essa é a primeira vez que tantos ônibus entram ao mesmo tempo no sistema. A licitação proporcionou esse momento. No próximo mês iniciamos também a integração temporal total independente do lote, embora 150 mil usuários já a utilizem atualmente e entregaremos nesta quarta-feira (30) o 20º terminal reformado ou construído pelo Município nesses últimos três anos de gestão”, acrescentou.
Os novos veículos fazem parte da primeira remessa correspondente aos 20% da renovação da frota e atuarão nos lotes 200 e 400. Eles começam a circular a partir de sábado, quando haverá a transição da linha 607 (Eustáquio Gomes/Iguatemi) para o lote 400, assim como a nova operação do terminal do Mocambo.
“É só o começo. Os novos ônibus irão suprir a necessidade dos bairros e conjuntos habitacionais. Essa medida faz parte de todo um trabalho, de um planejamento desenvolvido pela gestão para transformar o transporte coletivo. São equipamento novos, modernos e seguros que vão beneficiar, claro, rodoviários e usuários do transporte público de Maceió”, frisou o vice-prefeito Marcelo Palmeira.
O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira, definiu a entrega dos ônibus como um marco para a cidade de Maceió. “Nós da Câmara vemos com muito bons olhos. Sempre questionamos o porquê de nunca ter sido feita uma licitação para os ônibus, agora sabemos que o que faltava era um prefeito comprometido com a transparência e com o transporte público. O prefeito Rui Palmeira e sua equipe estão de parabéns por mesmo num momento de crise conseguir seguir com essas importantes conquistas para a sociedade maceioense”, destacou.
Redução da idade média da frota
“Esta é a primeira remessa de um cronograma feito pela fábrica responsável pela montagem desses ônibus. Nunca houve uma quantidade tão grande de ônibus inseridos em um só ano. Além disso, asseguramos acessibilidade nos coletivos e diminuímos a idade média da frota de 7,7 anos para 5 anos e isso é um ganho muito grande para a população”, salientou Tácio Melo, superintendente da SMTT.
Mais acessibilidade
Além de serem totalmente novos e possuírem identidade visual padronizada do SIMM, outro destaque dos ônibus que chegam é a existência de duas vagas para cadeirantes em cada veículo. “A licitação também estabeleceu que todos os carros novos que forem ingressar no sistema de transporte devem possuir duas vagas, garantindo maior acessibilidade para todos”, frisou o prefeito Rui Palmeira.
Para o vereador por Maceió, Luiz Carlos Santana, é uma conquista sem precedentes. “Um grande avanço e também momento de muita alegria porque estamos vendo se cumprir mais uma promessa do prefeito Rui Palmeira. Nós reivindicamos essas vagas durante audiência e o entendimento do prefeito Rui Palmeira e sua equipe de que essas vagas são importantes para contribuir com o trabalho das instituições de reintegrar os cadeirantes foi fundamental”, complementou o vereador.
Secom Maceió