Prefeitura realiza Projeto de Saúde Bucal Marechal nas escola municipais Marechal Deodoro
Projeto Marechal Com Sorriso Legal será uma Feira de Ciências, organizada pela Coordenação de Saúde Bucal em parceria com o Programa de Saúde nas Escolas (PSE)
Texto: Antônio Carlos Souto
Com o objetivo de abordar a importância dos cuidados com a saúde bucal, a Prefeitura de Marechal Deodoro realizará a I Feira de Ciência: Marechal Com Sorriso Legal, nas unidades educacionais do município, nos meses de outubro e novembro. O projeto foi idealizado pela Coordenação de Saúde Bucal e pelo Programa de Saúde nas Escolas (PSE), em parceria das Secretarias de Saúde e Educação.
Trabalhando com os alunos com faixa etária de 06 a 12 anos da rede municipal de Educação, o evento tem o intuito de desenvolver, de forma lúdica, diversas temáticas básicas sobre saúde bucal, com foco na prevenção da doença cárie e visando melhorar os indicadores de saúde, atingindo metas de atividades coletivas do ano de 2018.
Além dos alunos das escolas municipais, o projeto também conta com toda a equipe de Saúde Bucal do município divididos em quatro equipes. Cada equipe receberá um tema relacionado a Saúde Bucal e ficará responsável por uma turma da referida escola de seu grupo.
As equipes terão a incumbência de promover educação de maneira estimulante e criativa para que os alunos tomem consciência da importância de adquirir hábitos saudáveis e um belo sorriso.
A Feira acontece em quatro dias diferentes. No dia 15 de outubro, o projeto será realizado na Escola Manoel Messias, na Praia do Francês, envolvendo equipes de Saúde dos PSF’s do Francês, Malhadas, Denisson Amorim e Pedras. Já no dia 22, a ação será na Estiva, na sede da Escola Governador Luiz Cavalcante (Faculdade), com equipes dos postos de saúde da Vila Altina, Taperaguá e Conjunto José Dias.
Dia 29 de outubro, os alunos da Escola Municipal Prof. Eleuza Galvão Rodas, Centro, ficarão a cargo de uma equipe formada pelos agentes do PSF do Barro Vermelho, Poeira, Tuquanduba e Terra da Esperança. E para finalizar a primeira edição do projeto, no dia 05 de novembro, a feira será realizada na Escola Hamilton de Gouvêa, com as equipes das unidades de saúde da Massagueira, Barra Nova e Ilha de Santa Rita.
O grupo que mais se destacar em cada unidade escolar receberá uma bonificação a ser determinada pela comissão organizadora. Já as outras equipes receberão certificados de participação do evento.