Presidente da AMA elogia Planta Alagoas que promete avanços na agricultura familiar Agricultura
Qualidade na aquisição da semente, distribuição no tempo correto e assistência técnica para ajudar o agricultor. Com investimento de R$ 13 milhões, o programa Planta Alagoas conta com uma nova e moderna ferramenta de monitoramento, que garante a distribuição de cerca de mil toneladas para 50 mil famílias cadastradas. O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Hugo Wanderley, disse que o programa é essencial para garantir uma grande safra para o Estado, permitindo um plantio e colheita de qualidade com as sementes distribuídas.
“Nós temos um grande potencial agrícola que é fundamental para geração de emprego e renda nos municípios alagoanos. A chegada das sementes nas comunidades rurais acontece em um momento oportuno, já que alcançamos o período chuvoso do Sertão ao Litoral. Com os tratores doados pelo Governo, a partir das emendas do senador Renan Calheiros, Marx Beltrão e Paulão, o trabalho já começou e vai avançar ainda mais”, disse Hugo.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Maykon Beltrão, as sementes começam a ser distribuídas a partir desta sexta-feira (23) para que, assim, o agricultor “garanta o início do plantio no tempo correto e comece a gerar o lucro para o núcleo familiar e renda para todo estado de Alagoas”, explica.
As comunidades terão acesso ao benefício através do aplicativo Agro + Perto. Com a ferramenta, o ritmo de produção será apresentado com eficiência, o que facilita a assistência técnica aos pequenos produtores. Na solenidade, o governador Renan Filho renovou a frota da Emater com a aquisição de 20 veículos, por meio de investimentos do Governo Federal, para auxiliar na execução das atividades do órgão.
Para Renan, os municípios alagoanos dão “um passo para o fomento da agricultura familiar, uma das atividades econômicas mais importantes do estado. É um programa que vai permitir a aquisição da semente, controlar a distribuição no tempo correto e o fomentar o trabalho próximo da assistência técnica. Já a frota, oferece a segurança que o técnico precisa para chegar nas comunidades para trabalhar diretamente com o pequeno agricultor”.
Ao todo, serão 41 veículos, mas, para o começo desse processo de modernização, serão entregues em duas remessas. Os outros 21 já estão na fase final de aquisição e a entrega deve ocorrer em breve.
“Essa renovação é o fortalecimento da nossa assistência ao produtor no campo. Tivemos a contrapartida do Estado para viabilizar o convênio e a articulação do deputado federal Marx Beltrão, que assegurou os recursos necessários em Brasília”, destacou o presidente do Instituto, Adalberon Sá Júnior.