Professor de Porto Calvo enriquece a cultura do município ao lançar livro Municípios
Professor estadual e municipal da língua portuguesa e escritor, Severino Barbosa, lançou no final de 2015 o livro “O veneno nosso de cada dia”. A prosa que, neste ano, tem feito sucesso entre portocalvences conta uma história fictícia envolvendo personagens reais e imaginários de Porto Calvo com o propósito de contribuir com a cultura do município como literatura brasileira, além de satisfazer um desejo pessoal do escritor que divulga seu trabalho a sociedade.
O veneno nosso de cada dia, livro de 290 páginas, é o quarto escrito por Barbosa, mas o primeiro a ser publicado. Segundo o autor, o êxito foi alcançado porque, por desejo próprio, conseguiu arcar sozinho com os custos para o lançamento e publicação.
Segundo Barbosa, a ideia do livro surgiu a partir das eleições do atual prefeito de Porto Calvo, Ormindo Uchôa, e da influência do ambiente da cidade ao seu redor, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, a mais antiga do Estado de Alagoas.
O enredo fictício narra uma história que remete para um processo de elucidação de um mistério, onde o padre Nilo Garrido celebra uma missa em Ação de Graças, encomendada pelo prefeito e onze vereadores eleitos, que termina com um vereador encontrado morto no chão da sacristia. A partir daí o romance é enriquecido por elementos como mistério, curiosidade, investigação, inquietação e espanto que permeiam a corrida do delegado Altino Barros para descobrir o autor do crime. Por essa razão, a essência policial do livro que prendeu diversos leitores prova o sucesso da narrativa.
Para o autor, uma de suas maiores preocupações era quanto à aceitação do público: “Quando alguém escreve, se desnuda perante a sociedade. Eu não sabia qual seria a reação dos leitores. Hoje, depois do livro publicado, tenho vários depoimentos que me incentivam a prosseguir. Me sinto feliz e agraciado, mas com grande responsabilidade pela frente” explica Barbosa que já trabalha na próxima publicação, Um dia sem luz.