Rio Largo encerra a vasta programação da Semana da Água com trilha ambiental Municípios
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Largo encerrou a Semana da Água nesta sexta-feira (22) com a trilha ambiental Frascali onde reuniu alunos da Escola Municipal Dalmário Souza. A vasta programação contou com palestras nas escolas e a apresentação do cine ambiental em várias unidades de ensino, com o objetivo de orientar e sensibilizar crianças e jovens sobre a importância do uso consciente e correto da água.
As atividades tiveram início na última segunda-feira (18), com o cine ambiental na Escola José Carlos, onde reuniu cerca de 80 alunos e, na terça, aconteceu uma palestra na Escola Evanda Carneiro com um público de 300 estudantes, de 14 a 18 anos. A programação seguiu em várias unidades de ensino. Na quarta, o cine ambiental chegou à creche Railza e contou com um público de 80 alunos, com idades entre 6 e 10 anos; na quinta, o cine esteve na Escola Pompeu.
“Desde o ano passado que nossos alunos recebem orientações sobre o uso correto da água, um produto essencial para a sobrevivência dos seres vivos. A educação é um passo importante e fundamental para a mudança de cultura e de costumes e, não só o Dia da Água será debatido nas escolas, mas todos os temas que possam contribuir com o desenvolvimento de Rio Largo e dos nossos alunos. O uso racional e a preservação da água são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. Por isso, que façamos seu uso consciente”, disse o prefeito Gilberto Gonçalves.
O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando a ampliação da discussão sobre esse tema tão importante. Como lembrou a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Simone Albuquerque, apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos.
“Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território. Existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso. Em virtude dessa desigualdade, em várias regiões ocorrem verdadeiros conflitos por água. Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade e a poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo”, finalizou a coordenadora.