Seplag entrega a prefeitos novo mapa político-administrativo de Alagoas Municípios
A equipe técnica da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), apresentou hoje na AMA, o novo mapa político-administrativo do Estado.
O mapa apresenta a divisão político-administrativa de Alagoas com seus 102 municípios, além de vilas e povoados. O documento destaca ainda a hidrografia com os principais rios, relevos, rodovias, ferrovias e diversas feições pertinentes à infraestrutura, hidrografia e geomorfologia do Estado.
A atualização tem como base cartográfica de referência as Malhas Municipais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano de 2013. O material foi baseado ainda em dados do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e do Departamento de Estradas e Rodagens de Alagoas (DER/AL).
Para a vice-presidente da Entidade, Prefeita Camila Farias, que presidiu a reunião desta segunda-feira, a iniciativa do Estado foi importante porque os prefeitos não teriam como fazer o material distribuído, principalmente agora, quando todos estão tentando enxugar o orçamento.
Segundo o superintendente Thiago Ávila, o novo mapa político-administrativo de Alagoas é uma contribuição e um incentivo da Seplag ao conhecimento acerca do Estado, e será utilizado por vários setores da sociedade alagoana, desde as esferas política, gestora e empresarial, até as esferas acadêmicas e escolares. “É um excelente material didático que poderá, por exemplo, ser utilizado por professores e alunos nas escolas de Alagoas”, acredita.
No mapa, estão disponibilizadas informações atualizadas por município e agregadas por territórios de planejamento. “Variáveis como rodovias pavimentadas ou não, pontos turísticos, povoados indígenas e quilombolas e atualização da malha municipal estão disponíveis ao usuário, de modo a complementar a informação visual, contribuindo para o conhecimento mais pleno de tudo o que compõe o nosso estado”, completa Thiago.
Entre as novidades, os municípios turísticos receberão ícones específicos de destaque; assim como identificação do número da população pela divisão de cores e as bandeiras de cada município, um fato inédito nos mapas estaduais brasileiros. “Nenhum mapa político-administrativo de outro estado possui bandeiras municipais. Essa foi uma forma que encontramos de valorizar as identidades municipais”, frisa Ávila.
Para o secretário Christian Teixeira, o novo mapa político-administrativo é um documento que caracteriza Alagoas e suas individualidades. “A elaboração de um mapa com esse grau de qualidade só é possível graças à melhoria das técnicas de mapeamento e geoprocessamento. Em 2016, continuaremos trabalhando com o objetivo de elaborar e disponibilizar produtos sobre o espaço geográfico alagoano, possibilitando à população o acesso gratuito ao conhecimento sobre nosso Estado”, frisa o secretário Christian Teixeira, ao entregar o último produto relevante à sociedade, do ano de 2015.
A previsão para a próxima atualização do mapa político-administrativo é em 2017. O documento está disponível para smartphones, tablets e computadores, em formato digital, e disponível para download gratuito no site do Alagoas em Dados e Informações.
Ascom Seplag