Servidores da Saúde participam de palestra de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti em Atalaia Atalaia
O evento integra uma campanha promovida pela Prefeitura no combate ao mosquito, transmissor de doenças graves
Com a proposta de informar, sensibilizar e conscientizar os servidores atalaienses, para que auxiliem nos trabalhos de educação em saúde, limpeza urbana e mobilização social contra o mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma palestra sobre ações de prevenção. As orientações foram dadas pelo médico infectologista, Dr. José Constant, na sede da ASMALU.
Segundo o especialista, a melhor maneira de acabar com as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é evitando a sua proliferação, o que exige mudança de hábitos, com atuação conjunta do poder público e da população. “O combate ao mosquito não é só uma atribuição da Secretaria de Saúde, mas sim de todos os órgãos e também da população. Atuar na coletividade, em equipe e de forma associada, é o que deve ser feito, pois pesquisas apontam que mais de 80% dos focos para criadouros do mosquito estão nas residências”, ressaltou.
Na oportunidade, os participantes entenderam mais sobre o ciclo de desenvolvimento do mosquito, as doenças transmitidas por ele, como a dengue, zika e chikungunya, e os sintomas de cada uma delas. O palestrante também explicou as medidas de prevenção para eliminar os criadouros do mosquito em casa e no ambiente de trabalho.
De acordo com o prefeito Zé do Pedrinho, o objetivo da palestra é conscientizar os servidores para que realizem constantes ações de prevenção nos órgãos em que atuam. “O servidor é uma fonte de disseminação de conhecimento para a sociedade. Proporcionar capacitação, não é apenas um ganho individual, pois a partir dessa palestra vamos atuar em conjunto com a comunidade, transmitindo as orientações e informações corretas”, defende o gestor.
CREAS promove ação itinerante em Atalaia
Projeto realizou atividades no assentamento Milton Santos no povoado Ouricuri
Com a proposta de garantir serviço para toda população de Atalaia, a Secretaria Municipal de Assistência Social, criou o projeto CREAS Itinerante. Segundo a Secretária Betânia Menzes, com a modalidade, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social se deslocará para diversas localidades, onde a equipe realizará atendimento inicial às pessoas vítimas de violência, seja psicológica, sexual ou de situações que envolvam negligência e exploração.
Na última semana, a equipe promoveu uma ação no assentamento Milton Santos no povoado Ouricuri. O encontro, que reuniu dezenas de mulheres da região, contou com palestra, atividades dinâmicas e interativas, além de ofertar um delicioso lanche. Para a coordenadora do CREAS, Adriana Félix, a ação itinerante tem o intuito de tirar dúvidas, prestar esclarecimentos e fortalecer a família dos assistidos pelo órgão.
A ação foi ministrada pelo advogado Luan e pela assistente social, Jassione. “O projeto busca uma aproximação com os moradores de cada localidade, para que eles possam tirar dúvidas sobre seus direitos violados, além de contar com orientação Psicossocial e Jurídica, visando uma autonomia da população”, explicaram os técnicos.