X Edição do Sebrae Empreendedor premia prefeitos Administrativa
A décima edição do Prêmio Prefeito Empreendedor contemplou os gestores que se destacaram em sete categorias no segmento de empreendedorismo nos municípios. Segundo o superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, esse tipo de ação traz muitos benefícios.
“Ele gera mais oportunidades no município. Ele estimula o empreendedorismo. Estimula que novos negócios surjam. Melhora todos os setores da economia e melhorando a economia, ele gera benefícios sociais intensos”, afirmou.
Com o objetivo de criar um banco de projetos de políticas públicas de fomento às pequenas empresas e reconhecer as melhores práticas adotadas por prefeitos e prefeitas que empreenderam esforços a favor desse seguimento, foi criado, em 2001, o prêmio que chega a 10ª edição.
O vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Joaquim Beltrão, lembrou a importância de um reconhecimento como esse porque os gestores vêm se reinventando para promover o desenvolvimento e estimular a economia nas cidades. “O prêmio uma oportunidade para o município trabalhar principalmente com o pequeno e o microempreendedor; mostrar seu trabalho, seu desenvolvimento, seu crescimento.”, destacou Joaquim.
Vencedores
Este ano, o prêmio contou com a participação de 10 prefeituras totalizando 18 projetos inscritos que retratam a realidade e os desafios territoriais.
As oito categorias de prêmios representam aspectos específicos das políticas de fomento às pequenas empresas. Na categoria de Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios, o vencedor foi município de Coruripe. A prefeitura de Maceió ganhou na categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios e também Desburocratização e Implementação da Redesimples. Categoria Pequenos Negócios no Campo, a vencedora foi Palestina. O município de Coqueiro Seco levou o prêmio da categoria Inovação e Sustentabilidade. Na categoria Empreendedorismo na Escola, o vencedor foi o município de Mar Vermelho. Categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI (microempreendedor individual) foi conquistada pelo município de Rio Largo.