10ª Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Piaçabuçu
A Prefeitura de Piaçabuçu através da secretaria de Assistência Social e Habitação, promoveu, na manhã desta segunda-feira, 30 de agosto, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social.
Devido a pandemia, a edição do evento este ano houve uma redução no número de participantes presidenciais, porém, em contrapartida, todo o evento foi transmitido pelo canal do YouTube e Facebook da prefeitura.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito Djalma Beltrão, a vice-prefeita Keity Darlian, o presidente da Câmara Legislativa, Edson Gordo, a presidente do SUAS Stephany Kelly Costa, o vice-presidente Jorge Isidro, a congressista Sheyla Barros, o Secretário da Educação Gutto Beltrão, o conselheiro tutelar Douglas Macedo, a presidente do CMDCA Anelly do Carmo, e os vereadores Loura Amaral, Roberto PM, Marivaldo Melo Jaime Cazuza, Deda Lobo e Wisney André.
A conferência abordou o tema, “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
Para o prefeito Djalma Beltrão, eventos como esse são de suma importância para discussão de políticas públicas envolventes da Assistência Social, principalmente nesse momento pandêmico em que estamos vivendo.
“Eu não poderia deixar de estar presente em um evento como esse que envolve a Assistência Social, principalmente por esse momento que estamos vivendo enfrentando uma pandemia mundial que levou muitas famílias a situação de extrema pobreza. É através da assistência social que nós conseguimos amenizar o sofrimento da nossa população. Esse momento da Conferência é uma oportunidade de buscarmos e discutirmos maneiras de melhorar o nosso atendimento à população, pontuando estratégias para que venhamos minimizar as dificuldades da nossa população”, disse o prefeito Djalma Beltrão.
A vice-prefeita, Keity Darlian, parabenizou a toda equipe da secretaria de Assistência Social pela articulação e organização do evento.
“A Secretaria de Assistência Social é um dos órgãos públicos públicos que eu tenho um carinho muito grande, e em nome da secretária adjunta, Suzane Araújo, eu quero agradecer e parabenizar a toda equipe pela dedicação e o empenho de todos na organização e realização deste evento que é tão importante para discutirmos e traçarmos estratégias para o melhoramento e crescimento da Assistência Social em nosso município. Quero agradecer também a congressista, Sheyla Barros, por compartilhar conosco o seu conhecimento e enriquecer nosso evento”, finalizou.
- EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
- EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
- EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
- EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
- EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.
Que foram discutidos em grupos que propuseram ações relacionadas ao grupo no qual pertenceu.
Ao final do evento, foram eleitos os delegados que representarão o município na 13ª Conferência Estadual de Assistência Social. São eles: Drº Antonino Leão, Douglas Macedo, Bruno Souza e Rita Paula.