Prefeitura de Coruripe inicia obras de requalificação de espaços públicos do Centro Coruripe
Prefeitura de Coruripe inicia obras de requalificação de espaços públicos do Centro
O projeto de manutenção contempla iluminação, paisagismo, lixeiras, novos bancos e playground para crianças e será realizado nas Praças Dr. Castro Azevedo e Dr. Lima Castro, além do canteiro central da Rua das Oliveiras
Tornar uma cidade aprazível, com espaços de lazer e convivência é dever do poder público. Proporcionar bem-estar aos munícipes com espaços públicos com áreas de diversão para crianças também é. Praças são opções de lazer e podem se tornar cartões postais. Pensando nisso, a Prefeitura de Coruripe vai proporcionar uma verdadeira mudança no Centro da Cidade, requalificando três espaços importantes.
A Prefeitura iniciou, na última sexta (22), o projeto de reurbanização dos espaços públicos e o primeiro local contemplado com a manutenção é a Praça Dr. Castro de Azevedo.
A nova praça será entregue no final do mês de novembro e contará novos bancos, lixeiras, uma intervenção artística nas escadarias, nova iluminação, revitalização do piso intertravado e banheiro público. As crianças também estão recebendo atenção no projeto com playground.
A Praça Dr. Lima Castro também vai sofrer intervenção. O projeto contempla abrigo para mototaxistas e usuários do sistema de transporte, banheiros públicos, além de revitalização dos bancos, jardineiras, passeios, estacionamento, postes de iluminação indireta e lixeiras.
“Vamos proporcionar mais qualidade de vida aos coruripenses reurbanizando estes três importantes espaços públicos. Também iremos dar uma grande atenção ao paisagismo com palmeiras imperiais e novas árvores apropriadas para os espaços públicos. Os coruripenses terão três novos espaços de lazer, onde também poderão levar seus filhos e passar o dia de uma forma mais agradável”, pontuou o secretário de Infraestrutura, Urbanismo e Habitação, Rodrigo Farias.
Canteiro central da Rua das Oliveiras
Outra área no Centro da cidade que sofrerá uma grande transformação é a Rua das Oliveiras. O canteiro central terá um calçadão para pedestres e o piso será rebaixado. Também receberá um novo projeto paisagístico.
De acordo com o engenheiro Agrícola e gerente de Transformação de Produtos Naturais da Prefeitura de Coruripe, Adolfo Barbosa, a intervenção paisagística é necessária porque as árvores que ali estão oferecem risco aos pedestres, veículos e residências do entorno.
“Vamos substituir as árvores pela própria mobilidade urbana e pelo fator de risco que estão oferecendo aos pedestres, veículos e residências. As árvores estão com as raízes comprometidas e com grande expansão, formigueiros em todas as áreas e ataque de cupim que terminou por comprometer o tronco das árvores. Vamos substituir por árvores mais novas e plantadas de uma forma mais segura, agronomicamente correta. Mas, podem ter certeza de que o local será arborizado seguindo orientação técnica, privilegiando o bem-estar da população e do meio ambiente”, explicou.
Reunião busca alternativas para a regularização dos abatedouros de frango em Coruripe
Comerciantes deverão seguir as orientações do SIM visando melhorar estrutura física e processo de abate
Texto: Anne Rose/ Fotos: João Alexandre
A Prefeitura de Coruripe através da Secretaria de Agricultura realizou nesta terça-feira (26), no auditório da Secretaria de Educação, uma reunião com proprietários de abatedouros de frango para discutir estratégias de regularização dos estabelecimentos.
O encontro, que contou com a presença de representantes das secretarias de Meio Ambiente, Indústria e Comércio e Saúde (Vigilância Sanitária), foi norteado pelas diretrizes do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
Os proprietários foram orientados pela equipe do SIM quanto às modificações que deverão ser feitas em seus estabelecimentos, para que fiquem aptos a receberem o selo do SIM, que garante a procedência e qualidade dos produtos de origem animal no município.
A secretária de Meio Ambiente, Luana Spotorno, destacou a importância da licença ambiental para os empreendimentos.
“A licença ambiental é algo diferente do selo do SIM, ela só pode ser emitida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), que é um órgão estadual, já o SIM é municipal. A secretária de Meio Ambiente está disponível para fazer a ponte entre os empreendedores e o IMA para viabilizar a licença. Estamos aqui para somar com o que for preciso”, disse.
O secretário de Agricultura frisou que é importante os comerciantes buscarem os meios de se adequar.
“A gestão vem buscando formas de contribuir com os proprietários de abatedouros, mas é importante que, quem ainda não se regularizou faça a sua parte, pois esse grupo vem colocando no mercado produtos com qualidade inferior aos estabelecimentos que já possuem o SIM e isso prejudica diretamente a população”, alertou.
Gastão Lessa, secretário de Indústria e Comércio, pontuou como importante a junção das secretarias nesse processo de fortalecimento do comércio local.
“Estamos trabalhando em conjunto toda a estrutura necessária para que esses comerciantes se regularizem com mais facilidade, isso é bom para eles, para o comércio e para a população que terá em sua mesa produtos certificados. Fortalecer o comércio local é uma das metas do prefeito Marcelo Beltrão, que vem trabalhando incansavelmente pelo desenvolvimento de Coruripe”.
A comerciante da região de Pindorama, Kátia Lima, frisou como necessárias as adequações.
“Sempre busquei oferecer um produto de qualidade para os meus clientes e desde que recebi o direcionamento do SIM, procurei me adequar, pois esse é meu ramo de negócio, é daqui que tiro o meu sustento e da minha família. Então é necessário investir e melhorar os nossos processos a cada dia para que o nosso frango chegue à mesa dos nossos clientes com a maior qualidade possível”, finalizou.
—