Equatorial Alagoas promove o acesso à educação com a oferta de cursos gratuitos na comunidade quilombola Pixaim, em Piaçabuçu Educação
Capacitação integra o projeto E+ Comunidades Solares e é apenas um dos inúmeros benefícios que a Distribuidora levará aos residentes do povoado banhado pelas águas do Rio São Francisco
O rio deságua no mar e, em seu entorno, as dunas douradas dão vida à comunidade Pixaim, o último povoado banhado pelas águas do Rio São Francisco, em Piaçabuçu, município localizado no extremo sul de Alagoas. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável e reforçar seu compromisso com a transformação da vida das pessoas, a Equatorial Alagoas desembarca na região, a partir desta quarta-feira (26), com a oferta de duas capacitações: oficina de Hortaliças e curso de Panificação e Confeitaria Caseira.
A iniciativa é apenas um dos diversos benefícios oferecidos por meio do projeto E+ Comunidades Solares da Distribuidora, desenvolvido pela Equatorial, que considera as adversidades demográficas e cumpre a missão de levar energia para todos os alagoanos ao englobar soluções com geração solar fotovoltaica isolada (desconectada da rede), em comunidades isoladas e em casas de famílias de baixa renda. Em Alagoas, a Comunidade Pixaim é a primeira do estado a ser beneficiada pelo projeto.
“Essa é uma comunidade única, repleta de histórias de luz e esperança. Por isso, a Equatorial conecta pessoas e oportunidades, e vai até a comunidade levar desenvolvimento e qualidade de vida por meio da energia. As atividades têm o intuito de fomentar o acesso à arte, cultura, educação e diversidade, proporcionando alternativas para a geração de renda por meio da capacitação profissional de qualidade e estímulo à economia criativa”, explica o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares.
Estímulo à educação e empreendedorismo
Dona Maria Edinete foi uma das moradoras selecionadas para participar do curso de Panificação e Confeitaria. Ela se diz ansiosa para o início da capacitação, que tem início na quarta e término na quinta-feira (27). A piaçabuçuense agradece a Equatorial pela promoção da qualificação gratuita, que, somadas, devem beneficiar cerca de 42 famílias da região.
“Eu amo essa comunidade e fico muito feliz em ver como essa empresa tem contribuído para o nosso crescimento. Confesso que estou bem animada para esse curso, porque é algo totalmente diferente para mim. Quero aprender a fazer pães e doces e, quem sabe, futuramente, vender o que eu produzir na cidade! ”, vislumbra.
O curso de Panificação e Confeitaria Caseira englobará o aprendizado de técnicas para a manipulação e produção de pães caseiros, biscoitos e bolos. Já a oficina de Hortaliças contemplará conhecimentos acerca da agricultura familiar, técnicas de plantio, utilização de materiais de baixo custo e recicláveis trazendo benefícios para a comunidade e para a própria natureza.
Contribuição para o desenvolvimento sustentável
As capacitações ofertadas pela Equatorial Alagoas atendem ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), priorizando cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 4 (Educação de Qualidade), 8 (Emprego Digno e Crescimento Econômico), 10 (Redução das Desigualdades), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis.
Os cursos são ministrados pelo projeto ‘Arte Fora da Caixa’, circuito de intervenções que leva cultura, arte e cidadania para comunidades afastadas, com foco no resgate do convívio entre os moradores e ações que oportunizam lazer, desenvolvimento e fortalecimento da economia e produção criativa local.