Com reconstrução da maior escola municipal, Pilar consolida reestruturação da Educação Educação
Obras na Escola Arthur Ramos vão beneficiar 1.700 alunos; Prefeitura construiu oito novas unidades em seis anos e reformou outras oito
Ascom Pilar
Para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais da Educação e conforto aos estudantes, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem, o prefeito do Pilar, Renato Filho, assinou nesta segunda-feira (31) a ordem de serviço para reforma da Escola Municipal Professor Arthur Ramos. Com investimento de mais de R$ 1,2 milhão, serão contemplados o auditório, o laboratório de ciências e a sala de robótica, assim como a quadra poliesportiva da maior unidade da rede municipal de ensino.
A obra é aguardada com muita expectativa por 1.700 estudantes da escola que tem 29 salas de aula e, desde a sua inauguração, há 30 anos, nunca passou por uma grande reforma, como explica a diretora Rosa Farias. “É preciso estabelecer uma linha do tempo para se falar da Escola Arthur Ramos. Temos dois momentos distintos, ou seja, o antes e o depois da reforma confirmada no dia de hoje. Afinal, gestões anteriores fizeram apenas adequações, mas agora realizaremos um grande sonho”, afirmou a gestora, durante a solenidade que aconteceu na própria escola, localizada na Chã do Pilar.
Entre os alunos, o sentimento não poderia ser outro, como atesta a estudante Fabrícia, que deixou a capital alagoana para concluir o ensino médio na Escola Arthur Ramos. “Eu me sinto muito bem aqui porque sei que a educação é uma prioridade. A estrutura que encontrei em Pilar não deixa a desejar a nenhuma outra escola que conheci em Maceió. Não nos falta oportunidade. E o anúncio da reforma traz ainda mais motivação para todos. Levarei para sempre a experiência de estudar numa escola com esta”, disse a jovem.
O prefeito Renato Filho destacou que o trabalho em prol de uma educação pública e de qualidade seguirá em outras unidades de ensino. “Vamos continuar garantindo melhores condições para professores e alunos porque não há futuro promissor que não passe pela educação. Somente por meio da educação é que se consegue garantir oportunidades para todos. As intervenções seguirão por outras escolas, como a Lourinete Barbosa e a Renato de Mendonça, entre outras que necessitarem, porque o investimento em educação não pode parar”, adiantou o gestor.
Ao todo, nos últimos seis anos, oito novas escolas municipais foram construídas e abertas em Pilar, além de oito terem passado por reconstrução e ampliação. Além disso, o Município implantou o ensino em tempo integral em duas escolas localizadas em bairros com grande indicador de vulnerabilidade social, beneficiando quase 600 alunos, que desenvolvem atividades extraclasse e recebem cinco refeições diárias.
Chefe de Gabinete da Prefeitura de Pilar, Fátima Rezende também prestigiou a assinatura e destacou o alcance da iniciativa. “Não poderíamos começar a semana com uma notícia melhor. Esta escola, que é grandiosa, vai receber melhorias significativas, e a prática esportiva também será reforçada como importante ferramenta para a formação integral do estudante. Isso vai favorecer toda a comunidade escolar, melhorando o aprendizado dos nossos jovens”, discursou Fátima.
Para o secretário municipal de Educação, Clewinho Cavalcante, a reforma reafirma a série de investimentos realizados na gestão do prefeito Renato Filho. “Essa escola merece toda a nossa atenção; ela é também um espaço de cuidado e de muito amor pelos nossos alunos. Daremos à unidade uma nova cara”, comentou o secretário.
—