Prefeitura de Pilar inicia Mutirão de Saúde para zerar demanda por consultas e exames Municípios
Para atender demanda reprimida após a pandemia, Município montou programação com ações que contemplam diversas especialidades médicas
Para fortalecer a prestação de saúde no município, a Prefeitura de Pilar deu início, nessa quarta-feira (16), ao Mutirão Cidade Mãe – Cuida da Saúde de Seus Filhos. Criado para zerar a demanda por consultas e exames, o mutirão oferta uma série de especialidades médicas para mais de 3 mil pessoas nos próximos dois meses, perfazendo um investimento de R$ 1,3 milhão. Todas as consultas e exames ofertados são para pacientes já agendados pela Secretaria de Saúde do Pilar, que aguardavam por atendimento.
A ação teve início com os serviços de oftalmologia, no Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar. Já no início da manhã, as equipes de saúde fizeram a triagem dos pacientes, identificando, inclusive, aqueles que necessitavam de exames pré-operatórios para catarata e pterígio. Até esta sexta-feira (18), das 8h às 21h, a iniciativa está atendendo 800 pessoas por dia.
“Nós começamos a discutir toda a logística desse mutirão há pouco mais de três meses. Já havíamos identificado uma demanda reprimida, e isso é consequência, principalmente, da pandemia da Covid-19. É inegável que ela piorou o estilo de vida do brasileiro, desencadeando males como a ansiedade e a depressão e, também, mudando o hábito de se acudir aos equipamentos de saúde regularmente. E é por isso que estamos aqui, para garantir que todos, sem exceção, recebam a devida assistência”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Pedro André Moraes.
Idealizadora do Mutirão Cidade Mãe, a chefe de Gabinete da Prefeitura de Pilar, Fátima Rezende, reforçou que a meta é ampliar as ações de atenção à saúde já desenvolvidas no município, onde os profissionais também realizam atendimento domiciliar, percorrendo, inclusive, as escolas da rede pública de ensino.
“A pandemia mexeu com nossas vidas. As pessoas deixaram de praticar atividade física e fizeram más escolhas alimentares. E o que é pior: muitos não deram importância ou simplesmente adiaram os exames de rotina. Precisávamos, portanto, de uma ação capaz de acelerar esses procedimentos. A presença maciça da população pilarense só reforça a confiança de todos no trabalho que realizamos”, destacou Rezende.
O prefeito de Pilar, Renato Filho, lembrou a importância da série de investimentos do Município em Saúde, a exemplo do Hospital do Futuro, que está sendo erguido às margens da BR-316. “Cuidar de gente também passa pela garantia de acesso à saúde pública e de qualidade. Meu pai é médico, e meu primeiro ato como prefeito foi reabrir o hospital e maternidade de Pilar. Passamos a oferecer diversas especialidades médicas, o que demandou, por óbvio, a realização de muitos exames. Ainda enfrentamos uma pandemia, mas superamos todos os desafios para fazer de Pilar uma cidade que inspira a todos, que orgulha Alagoas e é exemplo para o Brasil”, atestou o prefeito.
O Mutirão Cidade Mãe vai garantir, ainda, a atualização do Cartão Nacional de Saúde (CNS), além dos agendamentos para quase mil ultrassonografias de vasos com doppler, ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, testes alérgicos e exames específicos de acordo com a demanda os pacientes. Já entre os dias 25 e 31 deste mês de agosto, quase 300 pessoas serão atendidas no Centro de Especialidades, na Chã do Pilar, onde as equipes farão os exames de ecocardiograma.
—