“Pilar Chega Junto”: Prefeitura entrega mais de mil botijões de gás no primeiro dia do programa Municípios
Ascom Pilar
Os moradores das localidades Casas Novas, Frei Damião e Forno, na Chã do Pilar, tiveram um dia mais que especial nesta sexta-feira (17). É que a Prefeitura de Pilar lançou o programa Pilar Chega Junto, que tem como meta acolher famílias em situação de vulnerabilidade e que deixaram de abastecer suas casas com itens considerados essenciais, como o gás de cozinha. Só nesta primeira edição, foram entregues 1.100 botijões de gás cheios à população.
A abertura da ação, realizada à porta do Complexo Nutricional Adelmo da Macaxeira, reuniu centenas de pessoas e também contou com a presença do prefeito de Pilar, Renato Filho, e da chefe de Gabinete, Fátima Rezende. Em seguida, junto às equipes técnicas das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, os gestores participaram da ação “porta a porta” pelas ruas dos três bairros.
O programa consiste na substituição, gratuita, do botijão de gás vazio por um cheio, além de atendimentos realizados pela Prefeitura, a exemplo da entrega, porta a porta, de resultados de exames. Já as equipes das secretarias de Transporte e Urbanismo ficam responsáveis pelo mutirão de limpeza e pintura das ruas, além do serviço de limpeza de fossa nas residências. Ao todo, foram contemplados mais de 5 mil moradores do Conjunto Casas Novas e dos bairros Avelino Cavalcante, Santa Rita, Padre Ernesto e Frei Damião.
Durante o lançamento do Pilar Chega Junto, o prefeito Renato Filho reforçou o alcance da iniciativa e reafirmou o compromisso da gestão municipal em garantir qualidade de vida para todos. “O que nos motiva a fazer cada vez mais e melhor é o sorriso no rosto de cada um de vocês. Nós ‘chegamos junto’ desde o início porque nos colocamos no lugar do outro, sentindo os problemas para viabilizar as soluções. E já que estamos preparando mais uma grande festa com o nosso Natal Luz, tratamos de garantir que ninguém fique no escuro, garantindo o pagamento das contas de luz em atraso. Afinal, sabemos o quanto essa despesa ainda pesa no bolso do trabalhador brasileiro”, disse. Em 2022, esta mesma ação evitou que centenas de famílias pilarenses passassem as festas de final de ano no escuro.
“É bem verdade que apenas isso não resolve todos os problemas, mas já avançamos muito em áreas como saúde e educação. É dessa forma que continuaremos mudando, para melhor, a vida das pessoas”, discursou o prefeito Renato, destacando também outra importante ação do programa: a troca de lâmpadas convencionais pelas de LED, que ajudam a reduzir o valor da conta de luz.
Já Fátima Rezende, idealizadora do programa, fez questão de destacar a relação de proximidade, construída nos últimos anos, entre os pilarenses e o prefeito Renato Filho, em razão do trabalho dispensado àqueles que mais precisam. “O prefeito Renato segue fazendo o que mais gosta, que é cuidar de gente. Quem mora nas Casas Novas sabe disso. Foi assim que ele [prefeito] conseguiu melhorar todos os índices de Pilar, e é assim que vamos transformar a vida de cada vez mais pessoas”, afirmou a chefe de Gabinete.
Jackelly Rodrigues mora no Conjunto Padre Ernesto e, ao lado dos dois filhos menores de idade, também acompanhou o lançamento do programa. Segundo a dona de casa, o Pilar Chega Junto veio para auxiliar ainda mais quem, como ela, enfrenta dificuldade para arcar com as despesas domésticas. “Meu esposo trabalha como feirante, mas eu estou desempregada. Qualquer ajuda é muito bem-vinda, e a ideia do gás foi muito boa porque o botijão está muito caro. Com essa ajuda, vou poder comprar mais fraldas para meu filho recém-nascido. Só tenho a agradecer ao prefeito e a todos da Prefeitura”, disse a beneficiária.
—