Fátima Rezende recebe título de cidadã honorária de Pilar Municípios
Honraria foi concedida durante sessão solene na Câmara Municipal, em reconhecimento ao trabalho como chefe de gabinete do prefeito Renato Filho
Ascom Pilar
A Câmara de Vereadores de Pilar homenageou, em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (18), na sede do Legislativo Municipal, cinco personalidades que atuam ou já atuaram em prol do município, entre elas, a atual secretária de Governo na gestão do prefeito Renato Filho, Fátima Rezende. Advogada e professora, a ex-chefe de gabinete recebeu o título de cidadã honorária de Pilar, aprovado como forma de reconhecer sua valorosa contribuição em diversas ações e programas sociais executados nos últimos anos, como o Prato Cheio e o Bolsa Viva Bem.
Na ocasião, também foram homenageados o juiz Pedro Jorge Melro, o líder religioso Édson de Oliveira, o poeta Hugo Novaes e a promotora de Justiça Dalva Tenório, que destacou os avanços observados em Pilar. “Tínhamos muitas dificuldades relacionadas à educação, por exemplo. Hoje, porém, vê-se o cuidado com nossas crianças, que são o futuro dessa cidade. Ver Pilar com uma escola municipal bilíngue é algo realmente inusitado. Isso demonstra a preocupação em mudar, para melhor, a vida das pessoas”, declarou a ex-promotora de Pilar.
Também presente à solenidade, a deputada Fátima Canuto parabenizou os novos cidadãos honorários de Pilar, reforçando o compromisso por eles assumido.
“Pilar se tornou uma terra de oportunidades em função, principalmente, desse amplo cinturão social que transforma vidas por meio da educação. Some-se a isso a atenção à saúde do pilarense, que, já neste segundo semestre, será presenteado com um grande equipamento, o Hospital do Futuro, erguido com recursos do Município e que vai revolucionar a saúde pública em nosso estado”, atestou a parlamentar, destacando, ainda, o apoio da Câmara na aprovação de vários projetos de interesse social.
Outra que também salientou o alcance da iniciativa foi a vereadora Neilza da Silva, a Nena do Léo, parabenizando, em especial, a secretária Fátima Rezende. “Hoje eu posso dizer, com orgulho, que nasci e me criei em Pilar. Mas nem sempre foi assim. É uma honra ter a querida Fatinha [como é conhecida] como cidadã pilarense, porque ela emana amor e carinho em cada gesto, e é exatamente esse cuidado com o outro que tão bem representa a atual gestão”, discursou a vereadora.
Prefeito de Pilar, Renato Filho, por sua vez, agradeceu a todos pela reverência, destacando a contribuição de Fátima Rezende e reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento de Pilar e o bem-estar dos pilarenses.
“Sempre acreditamos que a educação seria o pilar de toda essa mudança. Não à toa, nossa rede municipal já soma dez mil alunos matriculados. Já começamos a colher os frutos desse investimento, e é assim que salvamos gerações inteiras, porque tocamos o coração das pessoas, cuidando do outro como quem cuida de um filho. Por tudo isso é que Pilar não vai retroceder. Afinal, o povo pilarense entendeu, enfim, que pode mais”, refletiu o gestor.
Já Fátima Rezende não escondeu a emoção e, em discurso, falou sobre o prazer de servir aos pilarenses. “Este título não é apenas um reconhecimento pessoal, mas também uma homenagem a todos os que compartilharam comigo o compromisso de fazer desta cidade um lugar melhor para todos. Afinal, ao longo de mais de vinte anos servindo ao povo pilarense, meu objetivo sempre foi o de contribuir para o bem-estar coletivo, atuando com ética, dedicação e, principalmente, amor a esta comunidade”.
Quem é Fátima Rezende?
Nascida em 27 de setembro de 1956, Maria de Fátima Rezende Rocha Oiticica é casada com Cristóvão Oiticica e mãe de Carlos Garcia Neto. Professora com formação em Letras e advogada formada pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), Fátima tem vasta experiência nas áreas jurídica e educacional, tendo atuado como professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, em várias escolas públicas e privadas, durante 15 anos.
Procuradora autárquica aposentada, Fátima soma mais de três décadas de experiência na área jurídica. Advogada militante na Justiça do Trabalho, a secretária municipal de Governo também já atuou como assessora jurídica, tendo participado de inúmeros congressos e seminários nas áreas civil e tributária.
Como chefe de gabinete, a mais nova cidadã honorária de Pilar também foi responsável pelo estudo e elaboração do Plano Pilar 2035. Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o plano busca consolidar os avanços que o município vem registrando nos últimos anos, de modo a evitar que as políticas públicas sofram descontinuidade, permitindo, assim, que o Município apresente, a longo prazo, resultados positivos em áreas consideradas essenciais, como educação, saúde e assistência social. Ou seja, o plano também vai guiar o crescimento ordenado da cidade, considerando os novos vetores de desenvolvimento da região, sobretudo o setor de energia.
Exercendo as funções de governança, Fátima Rezende logo se notabilizou pela forma carinhosa com que se dirige àqueles que mais precisam, sempre preocupada em garantir qualidade de vida à população pilarense. Exemplo disso é o ‘Pilar Chega Junto’, programa idealizado pela então chefe de gabinete e por meio do qual a Prefeitura quitou débitos de água e luz da população, garantindo, ainda, recargas de gás de cozinha, serviços de limpeza urbana, entrega de resultados de exames médicos, entre outros serviços.
—
ASCOM PILAR/AL