Branquinha firma convênio com a CEF para pagamento do Bolsa Auxílio do EJA e inicia ano letivo Branquinha
Nesta sexta-feira (1), o prefeito de Branquinha, Neno Freitas e o secretário de Educação, Ednaldo Firmino, assinaram junto à Caixa Econômica, um convênio que garantirá facilidade para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA, receberem o bolsa auxílio mensal.
Instituído em 2023, o Programa de Incentivo tem o objetivo de erradicar o analfabetismo e aumentar os índices de escolaridade e desenvolvimento educacional da população jovem e adulta do município. Para ter direito ao benefício, os estudantes deverão, entre outros requisitos, obter frequência comprovada de pelo menos 90% das aulas; atingir aprovação com média nas avaliações das escolas; e estar inserido nos critérios de vulnerabilidade socioeconômica.
“A Bolsa Auxílio atesta o compromisso da gestão do prefeito Neno Freitas com a inclusão e a oferta de uma educação de qualidade para todos os branquinhenses, independentemente da idade. Com isso, reforçamos as ações de estímulo à permanência na escola e contribuímos com os esforços dos estudantes jovens e adultos do nosso município em conciliar os afazeres do dia a dia com a sala de aula”, disse o secretário Ednaldo Firmino.
“Com a iniciativa, nós conseguimos trazer de volta às salas de aula aquele aluno que, eventualmente, precisou abandonar o estudo por causa de outras atribuições; e por meio deste convênio, vamos facilitar o pagamento do auxílio mensal de R$80,00. É mais uma ação adotada pela nossa gestão com responsabilidade e planejamento, assegurando assim mais cidadania e educação para todos”, disse o prefeito, Neno Freitas.
Início do ano letivo
A Secretaria de Educação de Branquinha iniciou o ano letivo, nesta segunda-feira (4), em toda rede municipal de ensino. Os alunos foram recepcionados com muita alegria, surpresas, brincadeiras e com vários personagens lúdicos. Além dos reencontros, a Prefeitura também realizou a aula inaugural da Creche CRIA – entregue em outubro de 2023. Com um espaço amplo e totalmente adequado para aprendizagem das crianças que estão iniciando a jornada escolar, o equipamento se soma aos demais investimentos realizados pela gestão voltados à primeira infância.
O secretário de Educação, Ednaldo Firmino, esteve acompanhando o início das atividades e falou sobre a expectativa para 2024.
“Nas semanas que antecedem esse retorno, alinhamos junto a equipe técnica e pedagógica, as ações e metas a serem cumpridas, promovendo capacitações e formações que também fortalecem o nosso objetivo de assegurar um ensino com qualidade e equidade aos nossos alunos. Graças aos investimentos da gestão do prefeito Neno Freitas, estamos elevando os nossos índices educacionais; e, sem dúvida, teremos mais um ano letivo de muito conhecimento e aprendizado”, finalizou o titular da pasta.