Produtoras de Campo Alegre recebem treinamento para beneficiar insumos da agricultura familiar Campo Alegre
Produtoras recebem treinamento para beneficiar insumos da agricultura familiar
Ação em Campo Alegre faz parte do Programa AgroNordeste e ajuda a escoar a produção agrícola da região
O Sebrae Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Campo Alegre, vai realizar uma série de oficinas de beneficiamento de insumos derivados da agricultura familiar da região, para promover a produção de alimentos como a tapioca, sorvete, bolos e beijus. A iniciativa faz parte do Programa AgroNordeste.
Uma reunião foi realizada na semana passada com a gestão do município e produtoras rurais da região. “Elas hoje trabalham plantando e beneficiando frutas, verduras e mandioca. Nós fomos lá para ter uma escuta ativa, ver qual é a necessidade que elas estão precisando de se capacitar e melhorar a gestão do negócio”, conta Pollyana Bellotti, analista do Sebrae Alagoas.
“Estamos tendo o apoio da prefeitura, especificamente da Secretaria da Mulher, para desenvolver um trabalho no município e realizar oficinas de beneficiamento de insumos, com foco na produção de tapioca, sorvete, bolos, beiju, dentre outros produtos”, completa.
Ainda segundo Pollyana Bellotti, ao longo deste ano, o Programa AgroNordeste vai realizar várias ações, entre consultorias, oficinas, palestras, caravanas, seminários e rodadas de negócios. “Todas essas atividades são voltadas para o produtor da agricultura familiar, especialmente da região semiárida do nosso estado”, destaca.
Sobre o programa
Tendo em mente a importância da produção familiar para o país e para a própria sobrevivência das famílias agricultoras, o Sebrae criou o programa AgroNordeste para apoiar, capacitar e ampliar a eficiência produtiva e o desenvolvimento comercial dos pequenos produtores da região.
O programa possui uma estratégia voltada para a valorização de produtos com características locais e para a preocupação ambiental desde o início do processo até o descarte final. O objetivo é beneficiar pequenos negócios da caprinocultura, apicultura, hortifruticultura e avicultura espalhados por todo o Nordeste, em estados como Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Para participar do Programa AgroNordeste, o agricultor precisa estar inscrito no Cadastro de Agricultura Familiar (CAF) ou possuir CNPJ de produtor rural. Para mais informações, os interessados podem ligar no número 0800 570 0800.