Vice-presidente da AMA participa do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora Empreendedorismo
Foram 33 municípios inscritos, 19 finalistas e 10 ganhadores na disputa
A vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeita Jeane Moura, participou da solenidade de entrega dos troféus da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que já está em sua 12ª edição. O evento aconteceu nesta segunda-feira (15), na Associação Comercial de Maceió, em Jaraguá.
No total, foram inscritos 33 projetos, com 19 finalistas e 10 vencedores. As categorias buscam evidenciar o protagonismo dos municípios que adotaram medidas para criar um ambiente de negócios favorável para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas em suas regiões.
Jeane Moura lembrou que a AMA sempre foi parceira do Sebrae na realização do prêmio e que o concurso já foi incorporado ao calendário municipalista no estado.
“Esse prêmio reconhece o trabalho dos prefeitos e das prefeitas que enxergam o empreendedorismo como fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e para o crescimento dos pequenos negócios. Quem é prefeito sabe a luta que é para gerar emprego e renda aos nossos municípios. As prefeituras que inscreveram mais de um projeto estão de parabéns duas vezes”, diz.
“Todos que se inscreveram e que promovem políticas públicas voltadas para o empreendedorismo nos municípios já podem ser considerados vencedores. O nome Prefeitura Empreendedora é uma forma de reconhecer isso, porque estende o reconhecimento para toda a equipe”, afirma Domício Silva, presidente do CDE, ao abrir a premiação.
“Somos todos municipalistas, pois onde o empreendedorismo nasce é exatamente nos municípios. O Sebrae tem contribuído sempre para o desenvolvimento dos municípios no estado de Alagoas. Cada um de vocês tem uma responsabilidade muito grande e hoje são exemplos para outras prefeituras”, completa.
A diretora de Administração e Finanças da instituição, Juliana Almeida, relembrou as duas vezes em que venceu o concurso, quando ainda se chamava Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, e foi vencedora na 8ª e 10ª edições.
“Eu fico muito feliz de ter ganho esses dois prêmios e hoje poder ter a satisfação de entregá-los para dez colegas que aqui se encontram. Foram 33 projetos de 19 prefeituras, mas eu gostaria muito que os 102 municípios de Alagoas tivessem feito a inscrição. Independentemente de resultados, todos são vencedores porque ser gestor público não é para qualquer um, é para quem tem coragem e quem tem propósito”, destaca a diretora.
Os vencedores foram:
- Cidade Empreendedora – São Miguel dos Campos
- Sala do Empreendedor – Delmiro Gouveia
- Empreendedorismo na Escola – Atalaia
- Simplificação e fomento ao empreendedorismo – Arapiraca
- Compras governamentais – Limoeiro de Anadia
- Inclusão produtiva – Pilar
- Turismo e Identidade Territorial – Penedo
- Sustentabilidade e Meio Ambiente – Coruripe
- Empreendedorismo Rural – São José da Tapera
- Governança Territorial – Piranhas
A etapa nacional do Prêmio Prefeitura Empreendedora está prevista para acontecer no próximo dia 11 de junho, em Brasília, encerrando oficialmente a 12ª edição do concurso. A ideia é reconhecer os gestores públicos mais comprometidos, em todo Brasil, com o desenvolvimento socioeconômico dos seus municípios, destacando os projetos que estimulem o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.
Alagoas foi representada na etapa Nacional, na edição do ano passado, pelo município do Pilar. A cidade foi uma das que investiu em iniciativas com foco no pequeno negócio e levou o prêmio em 2023. Em 2021, foram mais de 1,6 mil inscrições de 1.327 prefeituras de todos os estados do país.
Com informações Sebrae