Projeto Jardineira Cultural apresenta história e atrativos turísticos de Penedo para crianças da zona rural Educação
Pontos turísticos de Penedo e a história do município estão sendo apresentados de forma diferente para crianças de escolas públicas. Ao invés da exposição no ambiente escolar, meninos e meninas conhecem os espaços e o legado com o Projeto Jardineira Cultural.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ) prioriza unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) situadas na zona rural, utilizando o transporte do empresário Fernando Peixoto, um dos novos atrativos da Cidade Criativa da Unesco e Destino Turístico Inteligente (DTI).
A gestora da SEMCLEJ, Teresa Machado, explica como surgiu a ideia do projeto Jardineira Cultural. “Ele foi pensado após algumas ações do Cultura Presente, conversando com estudantes e o pessoal das escolas que falavam que muitas crianças, em especial de povoados, não conheciam Penedo”.
E foi assim que o trabalho realizado dentro das escolas abriu as portas das salas para a atividade extraclasse, reforçando ainda mais “o sentimento de pertencimento, de identidade territorial, de pertencimento cultural”, ressalta Teresa Machado.
Em seu estágio de projeto piloto, o Jardineira Cultura fez sua estreia nesta quarta-feira, 17, com todas as turmas da Escola Municipal Antônio Cândido Toledo, divididas por turno, saindo da comunidade Peixoto até o Centro Histórico penedense.
O roteiro cultural inclui a Igreja do Rosário dos Pretos, Cine Penedo, Praça Frei Camilo de Lellis (em frente ao convento franciscano), Paço Municipal, Theatro Sete de Setembro, Paço Imperial e Igreja da Corrente.
Outro espaço visitado foi o ateliê do artista plástico e carnavalesco Tadeu Gomes Lira, o Tadeu dos Bonecos. Em meio aos bonecos gigantes, a criançada se divertiu e aprendeu sobre a brincadeira que é uma das marcas do carnaval de Penedo.
De volta ao ônibus e acompanhadas a todo momento por professoras e monitoras da SEMED, a criançada conhecia a história também apresentada por Lucineide Cássia, pedagoga e conhecida guia de turismo na cidade berço da cultura alagoana.
Atentas aos detalhes da aula diferenciada, as crianças curtiram a iniciativa da SEMCLEJ e da SEMED. “Nós criamos essa possibilidade de aprendizado lúdico. Não se trata de um passeio turístico tradicional, tudo é feito de forma leve, mais próximo do cotidiano das crianças para que elas conheçam os nossos pontos turísticos, a nossa cultura, esta é a missão da Jardineira Cultural”, afirma Teresa Machado.
Texto Fernando Vinícius