Falta de energia prejudica abastecimento de água em oito cidades do Agreste Municípios
Interrupção do serviço elétrico ocorreu na captação, que fica no Rio São Francisco, em São Brás
Ascom Casal
Diego Barros – Ascom Casal
Uma falta de energia atingiu a captação do Sistema Coletivo do Agreste, situada no Rio São Francisco, em São Brás, na tarde desta segunda-feira (22), e prejudicou o abastecimento de água em oito cidades da região.
Sem energia, as motobombas pararam de funcionar, interrompendo o envio de água para a Estação de Tratamento (ETA). A situação afeta o abastecimento das seguintes localidades: São Brás, Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Coité do Nóia e bairros da parte baixa de Arapiraca. As localidades da zona rural de todos esses municípios também são prejudicadas.
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Agreste Saneamento, que operam o sistema, acionaram a Equatorial, responsável pela rede elétrica. Tão logo o serviço seja restabelecido, a captação e o tratamento de água serão retomados. Porém, a normalização do abastecimento não ocorrerá de forma imediata, e sim gradativamente, tendo em vista a quantidade de municípios afetados e a extensão territorial de todos eles.
Sobre o assunto, a Equatorial enviou uma nota de esclarecimento. “Sobre a interrupção do fornecimento de energia elétrica registrada na captação de água em São Braz, a Equatorial Alagoas informa que uma equipe técnica já foi acionada para atender o chamado da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível”.