Conselho Tutelar de Coruripe e Secretaria de Prevenção à Violência promovem Projeto Rede Acolhe Alagoas
A ação buscou divulgar a missão e atuação do Projeto para população em situação de dependência
Na manhã desta quarta-feira (24) ,o Conselho Tutelar de Coruripe em parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) articulou uma reunião no auditório da Secretaria de Educação (Semed) com objetivo de divulgar a missão e atuação do Projeto Rede Acolhe Alagoas. Este projeto desempenha papel fundamental como órgão de coordenação no tratamento da dependência química em pessoas com idades entre 12 e 60 anos, aceitando o acolhimento voluntário.
Participaram da ação servidores da secretaria de Assistência Social do Trabalho e da Mulher, da secretaria de Educação e do Conselho Tutelar.
Segundo Paulo Alberto Paixão, presidente do Conselho Tutelar, essa promoção é de muita importância para o conhecimento sobre ações para a população em situação de dependência. “Essa reunião com a equipe da Rede Acolhe visa divulgar esse serviço que é fundamental para o Conselho e para a sociedade. A Rede está aqui para proporcionar esse apoio por meio de visita domiciliar para que possa direcionar esses adolescentes dependentes químicos para comunidades terapêuticas”, destacou Paulo Paixão.
“Essa divulgação é muito importante para que os técnicos que trabalham ajudando pessoas que estão com problemas com a dependência química conheçam os serviços ofertados pela Rede Acolhe Alagoas e saibam os caminhos para o encaminhamento da população com dependência. Por meio de ações conjuntas aumentamos as chances de que mais alagoanos sejam acolhidos e cuidados”, explicou Diego Martins, psicólogo da Rede Acolhe.
Na programação também foi abordado o conhecimento acerca da progressão da dependência química, comunidades acolhedoras riscos e consequências do uso abusivo de álcool e outras drogas.
O governo de Alagoas por meio da Secretaria de Prevenção à Violência- SEPREV, tem proporcionado o acolhimento voluntário a dependentes químicos que buscam recuperação, retirando-os do ambiente de consumo, tráfico de drogas e violência.
O projeto Rede Acolhe disponibiliza vagas em Comunidades Acolhedoras, proporcionando a dezenas de adolescentes, jovens e adultos, de ambos os sexos, a oportunidade de recuperação e de resgate do convívio familiar e social.
Informações das comunidades terapêuticas credenciadas ao Governo de Alagoas, o atendimento pode ser feito em um dos três Centros de Acolhimento, em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, ou agendando uma visita das equipes técnicas pelo número 0800.280.9390.
—