Hugo Wanderley diz, em posse, que AMA continua a ser parceira do Ministério Público Municípios
Gestão baseada na escuta ativa, lealdade aos princípios constitucionais e defesa da dignidade e cidadania do povo. Foi com essa proposta que o novo procurador-geral de Justiça (PGJ), Lean Antônio Ferreira de Araújo, foi empossado, nesta segunda-feira (29), na chefia do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). O presidente da AMA, Hugo Wanderley e vários prefeitos participaram da solenidade que aconteceu no Centro de Convenções. Essa é a 4ª vez que ele comanda a instituição, tendo voltado ao cargo depois de 20 anos da sua última gestão.
Ao prestar juramento, o novo PGJ se comprometeu em trabalhar em prol dos interesses da sociedade, baseando-se na Constituição Federal e demais leis que regem o país. Em seu discurso, declarou que, para que o compromisso prestado por ele seja concretizado, precisará do apoio de todos os membros e servidores. Com isso, ressaltou a relevância da unidade institucional para que o Ministério Público de Alagoas continue avançando na oferta de um serviço de excelência à população.
“Um segundo compromisso meu é com uma frase de Pitágoras ‘Ouça e você será sábio’. Acredito que o princípio da sabedoria é o silêncio e saibam que estarei sempre à disposição para ouvir. Apenas conseguimos progredir quando sabemos ouvir. Quero contar com o apoio de todos, sem esquecer do Colégio de Procuradores, este órgão que planeja e orienta a condução do MP. Meu chamamento é a todos vocês no sentido de contribuir com a condução desta casa”, afirmou.
Antes da posse festiva que ocorreu na noite de hoje, Lean Araújo foi empossado, nesse domingo (28), durante sessão solene perante o Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), no prédio-sede do próprio Ministério Público, de modo a seguir a data prevista em resolução do MPAL.
Histórico
Lean Antônio Ferreira de Araújo ingressou no Ministério Público de Alagoas em 26 de agosto de 1988, como promotor de Justiça substituto, após ser aprovado em concurso público. Ao longo de sua carreira, desenvolveu as atribuições como membro do MPAL em várias promotorias de Justiça, tanto na capital quanto no interior.
Ele já chefiou o Ministério Público do Estado de Alagoas por três vezes, tendo assumindo o assento de procurador-geral de Justiça nos biênios 1998/2000 e 2000/2002 e entre os meses de julho e dezembro de 2002.
O atual PGJ também já foi corregedor-geral do MPAL nos períodos compreendidos entre 2003 e 2004, 2006 e 2008 e 2017 e 2019. Já em 2020, ele foi eleito ouvidor do Ministério Público, sendo reconduzido à função para os anos de 2021 e 2022.
Em janeiro de 2023 foi escolhido para o cargo de subprocurador-geral Administrativo-Institucional, atuando na administração superior ao lado do então PGJ Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.
O novo procurador-geral de Justiça, em paralelo a carreira como membro do MPAL, desenvolve atividades acadêmicas e atua como professor de Direito Penal. Ele é especialista em Processo, mestre em Educação e doutor em Direito Constitucional.
Com informações da Ascom MPE